Arquivo

Fifa multa seis confederações de futebol por homofobia dos torcedores

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2016 10h51m

Chile, Argentina, México, Peru , Uruguai e Honduras sofreram esta semana uma multa e ações disciplinares por mau comportamento de seus torcedores em partidas classificatórias para a Copa do Mundo de 2018. O Chile foi multado em 70 mil francos suíços (300 mil reais) por conta de cantos homofóbicos de sua torcida durante os jogos, em casos reincidentes e não combatidos. Já a AFA – Associação de Futebol da Argentina , recebeu uma multa de 20 mil francos suíços (aproximadamente R$ 80 mil) por causa da homofobia entoada em partida contra o Brasil, também durante as classificatórias. 
 
Igualmente México, Peru e Uruguai foram enquadrados por mau comportamento de seus torcedores, já o caso contra Honduras ainda está em fase inicial. Em nota, a Fifa afirmou: “Todos os procedimentos por canções homofóbicas pelos fãs dos times em questão foram considerados pelo comitê disciplinar da Fifa como violações ao artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa”. “Todos os casos foram avaliados individualmente e as ações tomadas pelas associações posteriormente e os relatórios das testemunhas do sistema antidiscriminação”, descreve a nota.
 
Pela primeira vez na América, câmeras focando os torcedores são usadas como provas para casos disciplinares de preconceito e discriminação. Durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a entidade optou por não sancionar a homofobia e o preconceito dos torcedores, como vem fazendo na Europa há alguns anos.
 
O Qatar recebe a Copa do Mundo em 2022, e assim como a Rússia, sede do evento em 2018, são considerados países homofóbicos. No Qatar existe até pena de prisão aos homossexuais, o que fez com que a Fifa pedisse ao país que relaxasse as leis islâmicas durante o evento, depois de protestos mundiais pela escolha do país sede em 2013. O esforço da entidade de não tolerar a discriminação em campo é cada vez mais claro.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS