Arquivo

Ian McKellan conta porque esperou tanto para sair do armário

Redação Lado A 07 de Janeiro, 2016 10h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Há 27 anos, o ator inglês Ian McKellan se assumiu como homossexual, um dos primeiros atores de Hollywood a publicamente falar da sua orientação sexual. Para ele, a saída do armário foi tardia e em entrevista para o jornalista Charlie Rose, no mês passado, o ator de 76 anos explicou os seus motivos.

“Existia uma lei e eu não aprovei as desvantagens de ser gay, foi quando eu me assumi”, falou o ator referindo-se à lei que reconheceu as uniões do mesmo sexo com status inferior ao casamento, o pacto de parceria civil aprovado em 1999, na França. “E foi a hora certa, porque, aos 49 anos, eu estava confiante como ator, como pessoa. Eu podia organizar uma frase, defendê-la e sentir paixão sobre isso. Havia uma parte de mim para participar do movimento dos direitos gays no Reino Unido e eu amei isso, eu liberei isso”, afirmou o ator que recebeu o título de cavalheiro da rainha em 1991.

“Atuar fazia parte, claro, mas atuar com a verdade. E então eu me senti uma pessoa melhor de todas as maneiras”, revelou o ator que assumiu ainda que poderia ter feito tudo isso antes mas não teve “coragem”. “Tudo na sociedade era contra as pessoas da minha geração saírem do armário, pois era contra a lei fazer amor. Então toda a vez que você fazia sexo, te lembrava que você era um criminoso, então não era algo que você gostaria de falar necessariamente – a não ser se você fosse uma pessoa muito corajosa e forte, e eu não era. Então eu segui em frente muito confortavelmente com a minha vida de homem gay assumido mas sem falar sobre isso. E a maioria das pessoas não tem que falar, mas se você está aos olhos do público, chega uma hora apropriada para que você falar sobre isso”, revelou o consagrado ator.

Sobre os atores no armário, Sir Ian McKellan comentou: “Você quer ser um ator famoso, uma estrela de filmes com cenas de amor com mulheres e na privacidade é um gay infeliz? O armário é o pior lugar para se viver, sabia? É sujo, empoeirado, cheio de esqueletos. Você não quer isso. Abra a porta e voe bem alto, seja você mesmo”.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS