Arquivo

Por que as pessoas traem?

Redação Lado A 21 de Janeiro, 2016 10h52m

Sentados em uma mesa de restaurante, um grupo de amigos discutia o porquê de relacionamentos entre dois homens não serem tão duradouros. Diversas hipóteses surgiram, desde as machistas, “porque homem nasceu para ter quem ele quiser”, até as mais reflexivas, “os gays têm noções diferentes de relacionamentos, eles estão abertos a novas formas de se relacionar e amar”, mas a que mais chamou atenção e trouxe grande parcela de verdade foi a afirmação: “porque as pessoas traem”. 
 
Quem conhece a história do Querido Ex, do Rafael Koerich, já passeou pelas dores daquele sentimento amargo que fica depois de um término de relacionamento, piorado pela sensação de ser traído, trocado e magoado. Dados do IBGE comprovam que mais de 50% dos casamentos terminam em divórcio. Desses, quase 75% tem por motivo a traição de um dos cônjuges. 
 
Esses dados atraíram a atenção de psicanalistas e especialistas para um estudo mais aprofundado sobre os motivos. E apesar das afirmações categóricas de que homens traem mais, as causas e motivos não parecem ter relação com a identidade de gênero ou a orientação sexual das pessoas. Tem a ver com as percepções construídas sobre o amor, sobre a traição e sobre o respeito. 
 
Construindo a traição
Para entender a traição, seria preciso, antes, entender sobre o amor. Ambos, apesar de representarem sentimentos consolidados, fazem parte de fenômenos culturais e foram construídos através do tempo e das diversas civilizações. “O Livro do Amor”, da psicanalista Regina Navarro Lins, faz uma longa viagem no tempo para contar a história de como o amor teve diversas percepções, desde a Pré-história até o século passado. 
 
O amor, por exemplo, era repudiado pelos Gregos da Antiguidade Clássica e foi, por muito tempo, descartado pelos cristãos. Até que, na Idade Média, período em que se combate a fixação pelo lado emotivo, o amor passa a ser idealizado e colocado num patamar de finalidade mais nobre da vida. A monogamia e a traição surgiram, então, como conceitos dentro de um modelo ideal de relacionamento. 
 
Respostas
Você quer respostas sobre o porquê de as pessoas traírem? Existem várias e muitas estão relacionadas com a falta de respeito com o parceiro. Mas entenda, o amor está passando por mudanças, os modelos estão sendo desconstruídos. Cada vez mais você vai ouvir falar sobre relacionamentos abertos, poliamor e outras formas de se relacionar. Ao passo que o ser humano evolui, suas relações também passam a ser mais complexas. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS