Arquivo

Retrospectiva 2015 – As melhores notícias para a comunidade gay

Redação Lado A 05 de Janeiro, 2016 15h17m

O ano de 2015 teve seus altos e baixos, mas nem por isso deixou de ser bafônico para o grupo LGBTQ. No futuro, os livros que falarão sobre homossexualidade, se esse termo ainda for usado, com certeza terão o ano de 2015 registrado neles. Mas o que aconteceu de tão importante para isso? Pode-se dizer que o ano foi um divisor de águas na América e no mundo, graças à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em legalizar o casamento civil entre pessoas homossexuais.
 
Mas não parou por isso. Para relembrar os melhores acontecimentos e inspirar os projetos de 2016, a Lado A preparou uma retrospectiva com as principais declarações, ações e saídas do armário do ano passado. Confira as maiores conquistas, saídas do armário e declarações celebradas pelos membros da comunidade:
 
Aprovação do casamento gay nos Estados Unidos
26 de junho é a data exata da legalização do casamento homoafetivo em todo o território norte americano. Dessa forma, nenhum estado, antes eram 13 os que proibiam, pode barrar um processo de união civil entre pessoas do mesmo sexo. Mas lindo foi ver o presidente Obama twittando “o amor venceu” em apoio a todas as formas de amor e a Casa Branca ganhar as cores do arco-íris. 
 
Adele diz que seu filho pode ser gay se quiser
Com o lançamento do novo álbum, 25, a cantora anda com a agenda apertada, lotada de shows e entrevistas no final do ano. E foi numa delas que Adele agraciou a comunidade com uma declaração linda: “Eu mal posso esperar para saber quem será sua namorada ou seu namorado […] Qualquer coisa que meu filho quiser fazer ou ser, eu sempre irei apoiá-lo, não importa o que for”. Arrasou, né?
 
STF reconhece a adoção de criança por casal homoafetivo
No início de 2015, em março, o Ministério Público do Paraná entrou com um recurso para proibir que uma criança fosse adotada por um casal homossexual. A ministra Carmén Lúcia deu o seu veredito mantendo o direito dos parceiros e ainda afirmou que o conceito de família não só pode, mas deve ser aplicado a pessoas do mesmo sexo. Provavelmente nossos políticos não sabem disso ainda.
 
Moçambique descriminaliza homossexualidade
O relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo podia ser punido com três anos de trabalho forçado em Moçambique. Mas, em junho, o país colocou em vigor um novo código penal que estabeleceu novas diretrizes, legalizando a homossexualidade e o aborto. 
 
Campanha de Dia dos Namorados do O Boticário
Os homofóbicos piraram com a última campanha de Dia dos Namorados realizada pela rede de perfumes e cosméticos, o Boticário. A ação fala sobre sete essências que podem ser usadas por ambos os sexos. No comercial exibido em horário nobre, quatro homens e mulheres se preparam para trocar os presentes de, mas, ao se juntarem aos seus parceiros, formam dois casais heteros e dois homossexuais. Com a trilha “Toda forma de amor” do Lulu Santos, a marca celebra que a química da paixão vai além das convenções. 
 
Saídas do armário
Muitas e muitas saídas do armário de artistas famosos. No Brasil, a ex-atleta Laís Souza declarou à revista TPM que tem uma namorada; o ator Luiz Fernando Guimarães também revelou intimidades sobre sua vida com seu parceiro, mas disse que não levanta a bandeirinha. Lá fora, a atriz e modelo Cara Delevingne, a cantora Miley Cyrus e o jogador de Hugby, Keegan Hirst, assumiram seu lado homossexual. Mas a grande revelação do ano foi a da trans Caitlyn Jenner, ex-atleta que atendia pelo nome de Bruce Jenner. 
 
DragCon
Pela primeira vez na história, a rainha RuPaul organizou um evento social para reunir as maiores drags, e as menores drags também, de todo os Estados Unidos. A convenção, que terá uma nova edição em Maio de 2016, promove um final de semana com muito glitter, peruca e afronte. 
 
Queremos saber qual foi a melhor notícia do ano para você. Deixe sua opinião nos comentários. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS