Arquivo

Transexual é desqualificada da final de Concurso de beleza por sua identidade de gênero

Redação Lado A 07 de Janeiro, 2016 15h01m

COMPARTILHAR

TAGS


Jossy Yendall, 29, estava extasiada por descobrir que havia conquistado um lugar na final do concurso de beleza Miss Galáxia, do Reino Unido. Mas a felicidade não durou muito tempo, como contou para o ITV. Não havia como descrever o choque que foi ser informada pelos organizadores que ela fora excluída do concurso porque não é uma mulher biológica. 
 
A trans, que trabalha como cuidadora em Gateshead, revela que em sua carta de aplicação havia mencionado sua identidade de gênero como mulher trans, logo no início, portanto não tinha como a organização não saber antes de selecioná-la. 
 
“Eu estava muito orgulhosa por finalmente viver em uma sociedade que aceita mulheres transexuais nesse patamar. Mas, aí, quando mando um e-mail para confirmar a minha participação e menciono os meus sentimentos, imediatamente sou informada que não posso mais participar. Segundo eles, as regras dizem que é preciso ter nascido mulher para ser uma das candidatas”, desabafa Yandall. 
 
O recurso encontrado foi entrar com uma petição, onde ela descreve a frustração, não só dela, mas comum entre as mulheres trans, de serem excluídas e terem seus direitos barrados por conta do corpo com o qual nasceram. Para reiterar seu argumento, ela usa o exemplo da celebridade trans Caitlyn Jenner, eleita Mulher do Ano. 
 
A assessoria de imprensa respondeu dizendo que as finais seguem as mesmas regras de nível internacional, como o Miss Universo, Miss Mundo e Miss Internacional e, que antes da final, que será realizada nos próximos meses, esse item não sofrerá alterações. Mas, eles afirmam também que a experiência é positiva e trouxe uma pauta a ser discutida e revista antes dos próximos concursos. 
 
Fonte: PinkNews
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS