Arquivo

Após incidente de preconceito, programa Conte Conosco se tornou importante canal antidiscriminação na UFPR

Redação Lado A 11 de Fevereiro, 2016 17h21m

COMPARTILHAR

TAGS


A Universidade Federal do Paraná é uma instituição centenária reconhecida por sua educação de qualidade. Entretanto, nesses mais de 100 anos, a universidade contou poucas vezes com auxílio efetivo às vitimas de discriminação e violência de gênero dentro dos seus campus. Os coletivos LGBTs e feministas relatam que a mobilização geralmente surge por parte dos estudantes e que, dificilmente, a UFPR oferece alguma resolução para os casos. Mas isso mudou no início de 2015, quando um grande caso eclodiu dentro do campus do Politécnico, onde cartazes machistas foram colados nos banheiros e corredores. Depois de muito protesto, a universidade lançou o Conte Conosco, plataforma para denúncias a auxílio às vitimas dessa violência. 
 
A iniciativa surgiu em busca de trazer os professores, colaboradores e técnicos administrativos para a luta de combate a qualquer forma de repressão, um passo bastante importante, visto que muitas vezes a discriminação também parte desse público. Com o site, qualquer pessoa pode fazer registro de ocorrências nas dependências da universidade, tudo de forma sigilosa. Ainda conta com orientações da equipe responsável pelo programa e uma tentativa de solucionar o caso. 
 
Em entrevista a Banda B, o vice-reitor, Rogério Mulinari, falou sobre a equipe do programa: “Temos mais de 50 profissionais envolvidos neste programa. Especialistas do Direito, da Psicologia, do Serviço Social, da Medicina, da Enfermagem, representantes de grupos de pesquisa, extensão e coletivos sociais. Pessoas que entenderam nossa chamada para a ação e que se propuseram a dedicar parte de seu tempo e de seu conhecimento em prol de uma cultura de paz dentro da nossa comunidade acadêmica”.
 
As denúncias são sigilosas e não são divulgadas, para conhecer mais sobre o programa ou fazer um registro, clique aqui. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS