Arquivo

A falta de união entre os gays

Redação Lado A 10 de Fevereiro, 2016 16h30m

COMPARTILHAR

TAGS


Você já deve ter ouvido muito gay estereotipando outros gays ou falado mal de trejeitos e de pessoas que são do “meio”. O primeiro pensamento que vem na sua cabeça é: “são esses caras enrustidos que se dizem discretos e não assumem quem são”. Veja só, você também está perpetuando preconceitos e estereótipos. A realidade é que a comunidade gay, mais além a comunidade LGBTQ, encontra-se em descompasso. Falta sincronia, falta união, faltam os gays levantando a voz e assumindo o coro, as pautas e as causas em conjunto. Falta termos orgulho de quem somos. Alguns ainda questionam: Orgulho do quê? 
 
Um discurso que ficou bastante evidente durante a exibição da novela Império, foi que os gays são fofoqueiros e não confiáveis. Isso porque na trama, Téo Pereira era um blogueiro gay que espalhava fofocas pela internet. O papel foi bastante criticado, mas ao mesmo tempo levantou uma onda de vozes, inclusive de dentro da comunidade, afirmando que essa é uma característica típica de muitos homossexuais, vulgo bichas. O que eles não percebem é a homofobia internalizada nesse discurso hipócrita. Fofoca não é coisa de gay, todos os seres humanos estão propensos ao ato. 
 
A especialista em educação sexual, Mônica Saldanha, afirmou ao portal iGay que tal imagem é construída por conta do machismo. Ou seja, a fofoca é colocada como uma característica das mulheres e os ideais machistas tendem a confundir nuances de gênero e criar esses conceitos distorcidos. 
 
“A pessoa que foge da heteronormatividade sofre com comentários maldosos a vida toda, então poderia ter um pouco mais de consciência na hora de fazer o mesmo com os outros. Falta no movimento LGBT um conceito semelhante à sonoridade feminista, esse compromisso de proteger uns aos outros das agressões”, afirma. 
 
Reflexões
Você já se deu conta de quantas vezes relacionou a sexualidade de uma pessoa com alguma noção negativa sobre ela? Compare com as vezes em se sentiu parte de uma comunidade onde você faz a diferença. A primeira provavelmente vai ganhar. A pergunta é: Como posso mudar isso? A primeira ideia é unir sua voz ao movimento. O segundo passo é entender mais, leia, fique por dentro das notícias, compartilhe conteúdo nas suas redes sociais e ajude a desconstruir esse preconceito. Por fim, acabe com os seus preconceitos. 

Somos todos heróis
Essa foi a campanha tema da última edição da Lado A, com leitores e convidades na capa da edição 61 vestidos de super heróis. Sobrevivemos todos juntos, a uma realidade que nos é imposta. Mas além de refletir que somos todos heróis, devemos pensar que o nossos maiores inimigos podem ser nós mesmos.
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS