Arquivo

Os 10 melhores festivais e eventos LGBTs na Europa

Redação Lado A 16 de Fevereiro, 2016 12h51m

COMPARTILHAR

TAGS


A Europa é um dos principais destinos gays do mundo, seja por conta do romantismo de cidades como Paris, ou da liberdade sexual de Amsterdã. Percebendo essa movimentação no turismo LGBTQ, os empresários de eventos estão investindo cada vez mais na criação de festivais e eventos gays. Os grandes eventos agregam e trazem importância para o turismo LGBT. A iniciativa é importante para dar uma cara e maior espaço para as diversas manifestações culturais que compreendem a comunidade.  Então, a Lado A traz uma lista com os melhores festivais gays da Europa, confira:

Sitges Bears Week
Em Setembro, o festival é um dos maiores da Europa e é destinado a pessoas que curtem os famosos “ursos”. Anualmente, são mais de 5.000 pessoas que frequentam as festas, entre bears, chasers e admiradores. De 2 a 11, serão cerca de 12 dias com muita curtição e muitos LGBTs ocupando o município de Sitges, na província de Barcelona. 

Love Train Berlim
A Love Parade foi um festival de música eletrônica que acontecia desde 1989 durante o Verão na região leste de Berlim, na Alemanha, até 2010, quando uma tragédia deixou 21 mortos, apósum pânico coletivo dentro de um túnel percorrido pelo evento. Depois de 5 anos sem ser realizada, a festa voltou em 2015 com um novo nome “Love´s Train Berlim” e bem menor. Em 2016, o público aguarda a confirmação da data do do evento. O evento em si não é gay mas celebra o amor livre e os gays e seus visuais dominam a cena.

Festival LGBT de Brighton
O maior festival do orgulho LGBT do Reino Unido acontece de 5 a 7 de Agosto. Um dos grandes diferenciais é o Pride Diversity Games, com uma semana de jogos e esportes sem discriminação por raça e orientação sexual. A parada do orgulho LGBT é outro grande atrativo, ocupando as ruas da cidade e garantindo forte visibilidade e apelo imagético. Há ainda festas e um festival de cachorros. É imperdível.

Teddy Awards
O Berlinale International Film Festival é um grande festival de cinema de Berlim, na Alemanha. Ele é bastante conhecido pelo Teddy Awards, único prêmio de cinema em nível internacional que traz reconhecimento para produções LQBTQs, nas categorias de Curta, Documentário e Longa. O festival está acontecendo desde o dia 11 de fevereiro e vai até o dia 21.

.

Lou Queernaval
A cidade de Nice, na França, vai parar na próxima quinta, 19 de fevereiro, com o Lou Queernaval. Nice mantém a tradição de celebrar o Carnaval ao longo de todo o mês de fevereiro, com festas e eventos. O Queernaval é, justamente, a noite com temática LGBTQ e conta com festas embaladas com muita cultura queer e azaração gay. 

Pink Week – Eslovênia
Apesar de não fazer parte do roteiro gay de turismo, a Eslovênia é um país moderno que conta com diversos pontos gays, pontos turísticos e culinária saborosa. A Pink Week chega à sua terceira edição, entre os dias 26 e 29 de maio, e conta com muitas festas além de um safari no Lago Bled e um baile de gala. Só o clima bucólico e a população local já valem a viagem!

Yo!Sissy Festival
Berlim tem tudo para ser a capital gay da Europa, com festivais LGBTQs ao longo do ano todo. De 29 a 31 de Julho acontece o Yo! Sissy Festival. Na sua segunda edição, depois de uma primeira estupenda, o festival reúne mais de 40 artistas queers e os distribui em diversos palcos da cidade. No ano passado, trouxeram artistas de 15 países diferentes, tudo para celebrar a diversidade de Berlim.

Milkshake Festival
Achou que Amsterdã ficaria fora dessa lista? O Milkshake Festival está em sua 5ª edição e ganha espaço no Amsterdam Westpark nos dias 30 e 31 de Julho. O tema deste ano é “Para todos aqueles que amam”, num clima de puro romantismo. O evento traz mais de 40 DJs e artistas queers para seus palcos. 

Circuit Festival
O Verão europeu reúne as barbies em uma semana de festa e ostentação corporal em Barcelona entre 2 e 11 de agosto. O evento reúne milhares de pessoas e os melhores DJs e festas do mundo para o público gay ao comando do Matineé Group. Vem gente de todo o mundo curtir as baladas eletrônicas que viram dia e noite com festas em parques aquáticos, baladas para elas, entre outros eventos que reúnem mais de 30 mil visitantes na cidade.

Xlsior Mikonos
A Grécia também tem seu grande festival e este ano será entre 19 e 23 de Agosto. São 5 dias de puro glamour na ilha grega em clima paradisíaco. Uma viagem no tempo, com verdadeiros deuses gregos… O hotel Elysium abre a temporada das festas mais babadeiras do mundo. 

Você conhece algum outro festival LGBTQ da Europa que merece entrar em nossa lista?

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS