Arquivo

Por que as mulheres hétero amam os gays?

Redação Lado A 12 de Fevereiro, 2016 18h25m

COMPARTILHAR

TAGS


Você já deve ter percebido que mulheres heterossexuais e homens gays geralmente se tem uns aos outros como amigos próximos. Apesar dos discursos comuns, e preconceituosos, de que isso acontece porque os gays se identificam mais como mulher e, assim, falam sobre os mesmos assuntos que elas, pesquisas e livros têm mostrado que essa ideia é uma hipótese facilmente refutável. Uma pesquisa de Eric Russel, publicada na revista científica Evolutionary Psychology, traz a hipótese de que a relação é facilitada pelo fato de que os gays são uma aposta segura e confiável em questão de relacionamento. 
 
Para provar, o pesquisador convidou diversas mulheres heterossexuais e mostrou uma seleção de perfis falsos do Facebook de mulheres e homens heterossexuais, assim como homens gays. Elas foram questionadas sobre quão seguras se sentiriam sobre os conselhos de relacionamento recebidos por aqueles perfis. O mesmo aconteceu com homens gays, só que aí avaliando perfis homens gays, lésbicas e mulheres heterossexuais. 
 
O resultado foi que, em um panorama geral, os entrevistados tendiam a confiar mais na relação mulher hétero – homem gay. Mais além, em um aprofundamento realizado na Universidade do Texas, Russel buscou respostas do porquê essa relação de confiança era estabelecida e, principalmente, em quais parâmetros. 
 
Sabe o que eles descobriram? Que as mulheres tendem a confiar em homossexuais quase que apenas sobre namoros e relacionamentos. Mas calma lá, não é só nisso que se baseiam as amizades, elas vão além disso. O que o estudo que dizer é que existe uma alta probabilidade de nascer um forte vínculo entre mulheres e gays pelo fato de elas confiarem nos conselhos deles sobre relacionamentos. Mas a amizade não para aí, ela amadurece e essa convicção é transferida para todos os outros sentidos possíveis.
 
Livro brasileiro
O livro “Porque toda mulher precisa de um gay em sua vida”, de Andrea Franco, aborda justamente os benefícios da amizade entre gays e mulheres. Para a autora, o amor não está no fato de a outra pessoa ser gay, mas sim por conta das características dela: companheirismo, alto astral, sensibilidade, sinceridade e integridade. Ela afirma ainda que há certo grau de identificação porque, assim como os homossexuais enfrentam preconceitos e batalhas para ganhar reconhecimento e visibilidade, as mulheres também.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS