Arquivo

Conheça os gays assumidos que já receberam a estatueta do Oscar

Redação Lado A 01 de Março, 2016 18h01m

Na noite do último domingo, 28 de fevereiro, o cantor britânico Sam Smith, em seu discurso pela vitória na categoria de Melhor Canção Original do Oscar sugeriu ser o primeiro gay assumido a receber a estatueta. Logo em seguida, a discussão foi acendida, uma vez que mais de 10 outros artistas gays já receberam o prêmio. Entretanto, o discurso dele, dedicando o prêmio à comunidade, apesar da gafe, continua tendo muita validade para os LGBTQ, seja pela visibilidade proporcionada pelo ato ou por mostrar que a sociedade ainda não está preparada para assistir  a comemoração com orgulho da vitória de um homossexual.
 
Confira outros artistas gays que já receberam a premiação:
 
Elton John
Elton John recebeu o prêmio em 1994, pela música “Can You Feel the Love Tonight?” que fazia parte da trilha de “O Rei Leão”. O cantor é assumidamente gay e sempre aparece com o seu parceiro em fotos na mídia.
 
Dustin Lance Black
O Dustin recebeu a estatueta de “Melhor Roteiro”, com o filme “Milk: a voz da igualdade”, em 2009. O roteirista foi bastante enfático nas suas críticas ao discurso do cantor, minimizando a conquista dele por conta do discurso. “Saber nossa história LGBTQ é importante. Nós nos apoiamos em inúmeros homens e mulheres corajosas que pavimentaram nosso caminho”, comentou. Entretanto, as críticas pesadas perdem um pouco do sentido quando ele pede para que Sam pare de mandar mensagens para o seu noivo. 
 
Allan Ball
O criador de True Blood, Allan Ball também foi selecionado pelo seu clássico “American Beauty” na categoria de Melhor Fotografia. 
 
George Cukor
O diretor recebeu o prêmio de Melhor Diretor em 1964, por “My Fair Lady”, que contava com Audrey Hepburn. Ele ajudou, também, outros cinco atores principais a receberem o Oscar ao longo de sua carreira, além de outras quatro indicações pessoais.
 
Howard Ashman
Um dos principais compositores da Disney no século XX, Howard venceu o prêmio por “Under the Sea” da animação “Pequena Sereia”, em 1989. Em 1991, no seu leito de morte, escreveu “Beauty and the Beast” para a animação “A Bela e a Fera”, que posteriormente também recebeu a estatueta na mesma categoria.
Melissa Etheridge
Melissa se assumiu publicamente em 1993 e, desde então, é uma ativista dos direitos LGBTQs. Em 2006, subiu ao palco da cerimônia para receber o prêmio de melhor canção com a música “I Need to Wake Up”, do documentário “An Incovenient Truth”.
 
Bill Condon
Roteirista e direitor de cinema, Bill recebeu o prêmio de melhor roteiro adaptado pelo filme Gods and Monsters, em 1999. Depois disso, consagrou-se no circuito dos Estados Unidos e produziu filmes reconhecidos como Dream Grils, Chicago e Amanhecer, da Saga Crepúsculo.
Sir John Gielgud
Presidente da Royal Academy of Dramatic Art entre 1977 e 1989, o ator foi homenageado e premiado no ano de 1981, pelo seu papel no filme Arthur.
 
Jodie Foster
Ela ainda não era assumida quando recebeu os prêmios, em 1988 e 1991, mas recentemente, em 2014, casou-se com a sua parceira depois de namorarem por um ano. Agora, é um dos principais nomes LGBTQs entre as celebridades de Hollywood.
 
John Schlesinger
“Midnight Cowboy” é um clássico da década de 1980. E foi com esse filme que o diretor recebeu o reconhecimento de melhor profissional da categoria em 1989. 
 
Joel Gray
Outro que só se assumiu depois de receber o prêmio. Joel Gray venceu na categoria de melhor ator coadjuvante, em 1972, por sua participação em “Cabaret”. Entretanto, ele só foi se abrir sobre sua sexualidade no ano passado, em uma entrevista à revista People. 
 
Stephen Songheim
O compositor e lirista é reverenciado no mundo da música nos Estados Unidos. Recebeu dezenas de premiações por seus trabalhos e, com o Oscar, não poderia ser diferente. Em 1990, ganhou uma estatueta por “Sooner or Later I Always Get My Man”.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS