Arquivo

Evento sobre inovações no enfrentamento do HIV entre gays e HSH ocorre esta semana em Curitiba

Redação Lado A 14 de Março, 2016 19h33m

COMPARTILHAR

TAGS


A partir de hoje, Curitiba recebe um dos maiores eventos sobre combate ao HIV com foco na população LGBTQ. Com o nome de “Testagem, Tratamento e Prevenção Combinada do HIV entre Gays e outros HSH”, o objetivo do encontro é contribuir para a ampliação do acesso a metodologias e práticas inovadoras de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/aids entre a população-chave de gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil. São mais de 50 ativistas do movimento social de diversos estados brasileiros debatendo e buscando aprimorar as estratégias atuais de enfrentamento do HIV. O evento é organizado pela ONG Centro Paranaense de Cidadania.
 
Especialistas da academia, do governo e do movimento social, além de experientes combatentes da epidemia nos Estados Unidos e do México, incluindo representantes das organizações AIDS Healthcare Foundation e Global Forum on Men who have Sex with Men and HIV fazem parte da bancada de palestrantes. Também contribuirão com suas experiências os representantes da organização LGBT paraguaia Somos Gay, da rede regional (América Latina e Caribe) GayLatino e da Federação Argentina LGBT.
 
A programação traz a análise de pesquisas e seus resultados, como a que recentemente afirmou que os paciente que aderiram ao tratamento antirretroviral suprimiram sua carga viral e reduziram em 96% as chances de não infectar outras pessoas ao praticar sexo sem camisinha. Esse número é essencial para que Curitiba cumpra a meta 90-90-90, onde, até 2030, a cidade tenha 90% dos infectados diagnosticados, com 90% seguindo o tratamento e 90% deles tendo a carga viral indetectável.
 
Outro ponto alto será a apresentação das estratégias em andamento em Curitiba, como o teste rápido do A Hora É Agora. O projeto também criou a figura do “linkador”, pessoa que acompanha, quando autorizado, o atendimento do paciente nos serviços de saúde até o início do tratamento. A plenária final do encontro deverá debater e aprovar a Carta de Curitiba sobre Testagem e Tratamento como Prevenção entre Gays e outros HSH
 
Realização
O Encontro está sendo realizado pela ONG Centro Paranaense da Cidadania, com o apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, o UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, o Projeto A Hora É Agora, a UNALGBT – União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, a ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, o Fórum Paranaense de ONGs/Aids e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – Núcleo de Curitiba e Região Metropolitana.
 
Serviço
Data: 14 a 16/03/2016
Local: Hotel Estação Express – Salão Coliseu, Rua João Negrão, 780, Centro, Curitiba
Confira a programação completa aqui (Facebook).
 
 
.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS