Arquivo

Mapa da ONU acompanha a história da descriminalização da homossexualidade no mundo

Redação Lado A 11 de Março, 2016 16h58m

COMPARTILHAR

TAGS


A ONU, Organização das Nações Unidas, lançou esta semana o mapa “A história do direito de amar”. De forma interativa, o mapa mundi funciona como uma linha do tempo, onde você pode selecionar o ano e ver em quais países a homossexualidade era considerado crime. O Brasil, no mapa, aparece como um dos primeiros países a descriminalizar a orientação sexual “desviante”, entre 1830 e 1840, mas sabemos que a história não é bem essa. 
 

Brasil

A sociedade patriarcal brasileira sempre permeou as relações homossexuais com julgamentos morais e religiosos, tanto é que durante o século XIX e XX, homossexuais foram perseguidos publicamente, presos pela polícia com respaldo na lei de “vadiagem” e atentado ao pudor. Ou seja, pela lei não era proibido ser gay, mas não ser discreto poderia significar que você era um vadio, ao se vestir como mulher, ou estar atentando contra o pudor público ao demonstrar afeto a outra pessoa do mesmo sexo. Madame Satã foi um grande exemplo de homossexual brasileiro que foi preso diversas vezes por combater a homofobia nas ruas da Lapa carioca nos anos 60. 
 
No século XIX, principalmente, o Direito e a Medicina uniram-se para taxar os homossexuais de doentes mentais, enviando-os aos manicômios, e fazendo eles passarem por tratamentos de choque e lavagem cerebral. Esse período também ficou conhecido como higienista, onde diversas produções acadêmicas das principais escolas médicas brasileira despontaram como solução de cura para esse mal. 
 
E isso não melhorou no século XX. Gays eram perseguidos pela imprensa nas décadas iniciais, que traziam charges irônicas sobre o assunto. Durante a Ditadura Militar, publicações, peças, e obras LGBTQs tiveram seus conteúdos censurados e líderes ativistas exilados em outros países. E não se engane achando que agora está tudo bem. Jair Bolsonaro é pré-candidato à presidência da República, o político já se posicionou diversas vezes de forma homofóbica, machista e repressora. Com ele no poder, a nossa segurança, que já não é uma realidade muito boa, pode estar ainda mais ameaçada.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS