Arquivo

Pergaminho japonês do século XVIII com representações eróticas gays vão a leilão

Redação Lado A 16 de Março, 2016 05h42m

COMPARTILHAR

TAGS


Shunga é o termo japonês que designa as artes tradicionais ilustrativas eróticas do Japão. Um pergaminho antigo, do século XVIII, traz cenas de sexo entre dois homens retratadas, o que é bastante raro para a época. Ele é um dos artigos que será vendido no evento de Obras de Arte Japonesas da Bonhams.
 
Os dhungas gays  foram banidos do Império Japonês no ano de 1722, depois da chega dos Jesuítas ao país e criminalização da homossexualidade, por isso, artefatos como estes são raros. O pergaminho em questão traz 10 cenas diferentes e, por incrível que pareça, elas não acontecem dentro de quatro paredes. Elas são apresentadas em frente a um fundo de placa dourada. Os personagens geralmente estão em baixo de cobertores ou roupas, em diversas posições sexuais distintas. 
 
Estima-se que a peça seja vendida por 35 a 45 mil dólares, mais de 150 mil reais. A obra foi pintada com tinta e é de autoria de Miyagawa Chosun. Apesar de, à primeira vista, parecer retratar o amor entre um homem e uma mulher, depois de uma análise detalhada, percebe-se que se trata de um homem mais velho com seu jovem amante. O diretor do Japanese Art at Bonhams, Jeff Olson, explica que o erotismo gay não era mais escandaloso do que os heterossexuais, que acabavam trazendo cenas mais explícitas.
 
Confira mais cenas do pergaminho:

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS