Arquivo

Colômbia legaliza o casamento gay por meio de sua Suprema Corte

Redação Lado A 08 de Abril, 2016 11h31m

Assim como aconteceu no Brasil em 2011, a Colômbia autorizou ontem a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Em 2011, a Suprema Corte havia decidido sobre a igualdade do direito do casamento e pediu uma legislação aprovada ao Legislativo mas dois anos passados, os casos ainda terminavam na Justiça, pois a lei não saiu da intenção já que o Senado do país barrou o projeto de lei que permitiria o casamento gay. No vácúo jurídico, conservadores criaram uma lei para proibir o casamento gay, que foi considerada inconstitucional nesta quinta-feira.
 
A Corte Suprema do país reanalisou o tema e decidiu que não dava mais para esperar o Parlamento entender a questão. Com seis votos a favor e três contra, a Suprema Corte decidiu pela inconstitucionalidade da proposta e pela igualdade de direitos dos casais homossexuais. No país a adoção gay estava proibida e os casais do mesmo sexo tinham apenas a opção de contratos de união estável já que por não haver legislação, os cartórios se negavam a realizar os casamentos. A decisão de autorizar o casamento gay tem apoio do presidente Juan Manuel Santos e agora o Supremo do país deve regulamentar as uniões e como serão feitas.

Atualmente, 23 países do mundo já reconhecem a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS