Arquivo

Drag demoníaca realiza minicurso em universidade de Curitiba

Redação Lado A 11 de Abril, 2016 19h32m

COMPARTILHAR

TAGS


O estudante de artes visuais da Unespar- FAP, em Curitiba, Jefherson Luiz Maiczak, 21 anos, ministrou na semana passada, nos dias 6 e 7 de abril, o “Mini-curso A-HA-ZEI: Cultura Drag Queen e suas articulações de gêneros”. O evento teve grande adesão dos alunos e marcou o retorno das aulas na universidade na programação do Megafone, evento organizado para marcar o início do ano letivo da Faculdade de Artes do Paraná – FAP, da Universidade Estadual do Paraná.
 
Maiczak conhece bem o assunto. Fã do reality Ru Paul´s Drag Race, ele criou a drag queen Mariya Nerve, que tem uma personalidade extravagante  e um lado mais demoníaco, com direito a chifres e tudo mais. “O conceito ‘demônio’ vem como uma resposta critica a todo o ódio muitas vezes proferida por alguns seguidores do cristianismo contra toda a comunidade LGBT”, revela ele para a Lado A.

O Mini-curso A-HA-ZEI abordou conceitos de gênero, definição e historia da cultura Drag, e no segundo dia teve noções práticas com explicação de tipos de perucas, conceitos de maquiagens e acessórios, tudo voltado para drags brasileiras, homenagens às drags locais com com fotos das mais famosas e até uma performance ao vivo.

Assim como Conchita Wurst, a drag vencedora do Eurovision 2014, principal festival de música da Europa, Mariya também usa barba, segundo ela “para articular elementos simbólicos, ditos de gêneros diferentes em um mesmo ser”. Maiczak explica que antes mesmo da artista austríaca ele já conhecia outras personagens que usavam a barba para questionar papeis de gênero.

(Crédito foto 3: Renan Brandini Comin)

Confira alguns looks da Mariya Nerve:
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS