Arquivo

Jornal Lampião pioneiro gay vira documentário

Redação Lado A 20 de Abril, 2016 10h45m

COMPARTILHAR

TAGS


Em 1978, e por pouco mais três anos, um jornal carioca ousou desafiar a ditadura brasileira, colocando nas bancas um jornal que falava de mudanças, de subversão, do mundo gay. O Lampião da Esquina reunia nomes como João Silvério Trevisan, Aguinaldo Silva, Celso Curi, Wilson Bueno, Peter Fry, entre outros, e agora ganha um documentário homônimo produzido pela Doctela em parceria com o Canal Brasil, dirigido pela documentarista Lívia Perez.
 
Da edição zero aos boicotes e censuras promovidas pelo grupo, até o final do jornal no ano seguinte, as capas fortes e os editoriais corajosos, tudo é explicado no filme que estreou no início de abril no festival É Tudo Verdade.
 
Liberação sexual, movimento feminista, aborto, legalização das drogas, racismo era algumas das pautas prediletas do jornal que usava linguagem coloquial, entrevistava personalidades como Lula, Clodovil… e denunciava o preconceito e morte “às bichas”. O projeto ainda quer levar o Lampião às telas do cinema na forma de outro documentário.
 
Todo o conteúdo de Lampião, 38 edições, está disponível online graças ao Grupo Dignidade, de Curitiba, e foi uma das fontes de informações para a produção do projeto documentário. Confira as versões digitalizadas do Lampião aqui.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS