Arquivo

“Anjos” bloqueiam homofóbicos em funeral de vítimas de Orlando

Redação Lado A 20 de Junho, 2016 12h15m

COMPARTILHAR

TAGS


Neste final de semana, as vítimas do atentado contra a boate gay Pulse, em Orlando, começaram a ter seus funerais. Protestantes anti-gays como os da Igreja Batista de Westboro, do Kansas, chegaram à cidade. Conhecidos por protestar em funerais de gays com placas dizendo que Deus odeia os gays, uma operação anti-homofobia foi montada em Orlando para neutralizar os homofóbicos.
 
Cerca de 200 voluntários vestidos de anjo fizeram um cordão humano em volta da catedral de São Lucas, no Centro de Orlando, onde era realizado o funeral de Christopher “Drew” Leinonen. O jovem de 32 anos morreu ao lado do namorado na boate e seu caso ficou conhecido quando sua mãe, desesperada, cobrava informações sobre o filho logo após o massacre.
 
O grupo homofóbico acabou removido das proximidades pela polícia e os anjos comemoraram a vitória. Com asas e túnicas feitas de tecido banco pelo grupo de teatro Orlando Shakespeare Theater e muitas placas com as cores do arco-íris, eles reproduziram uma ação feita em outro enterro icônico, o de Matthew Shepard, morto em 1998 em um dos crimes homofóbico mais cruéis já ocorrido nos EUA, em Wyoming.
 
Dentro da catedral, o arcebispo da Flórida Central, Greg Brewer, pediu desculpas pelo passado de ausência da igreja com a comunidade gay. “Há histórias com algumas igrejas do centro da cidade, incluindo a nossa, que eles eram menos abertas às pessoas gays” disse o religioso antes de declarar que desejava que as pessoas se sentissem mais abertas à Igreja, que por isso aceitaram receber o velório quando solicitados.
 
O grupo homofóbico que reúne pouco mais de 40 pessoas protestou em outros funerais na cidade e houve ainda um incidente onde uma mulher furou o bloqueio no trânsito e atingiu as motos de dois policiais, segundo ela por ter interpretado errado o sinal de pare do oficial.

Algumas fotos de Leinonen:

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS