Arquivo

Dramaturga transexual curitibana lança seu primeiro livro com textos teatrais

Redação Lado A 30 de Junho, 2016 17h05m

Neste sábado, Curitiba tem evento imperdível sobre teatro. A atriz, diretora teatral e dramaturga Leonarda Glück lança no próximo dia 2 de julho na Casa Selvática, coletivo artístico do qual faz parte, seu primeiro livro com seis peças teatrais especialmente selecionadas para a publicação, em parceria com a Editora Dybbuk. No lançamento do livro será feita leitura dramática dos textos da curitibana. “Dramaturgia é coisa raríssima na literatura brasileira, quase uma categoria fantasma, restrita àqueles que tem apreço pela linguagem teatral, e eu quero mudar isso”, defende a artista transexual.
 
“A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro” traz peças já encenadas e outras ainda inéditas. Os textos de dramaturgia contemporânea são “As Três Irmãs, Um Melodrama Rocambolesco em Quatro Capítulos”, inspirado pelo clássico teatral do autor russo Anton Tchekhov, “Cutelo Assassino, Uma Tragédia Grega de Atrocidades”, “Jesus Vem de Hannover”, “O Faqueiro de Górgona ou Górgona e As Mil Facas Encantadas” , “Rebecca ou David Começa a Babar” (Indicado ao Troféu Gralha Azul de Melhor Texto) e “Stoccarda” (inédita). 
 
Quando questionada sobre o título do livro, a autora responde: “O teatro performático que tenho apresentado no Brasil nos últimos vinte anos é uma justaposição do campo do drama em si com o da performance arte, e a sexualidade de uma mulher como eu também deve ser levada em conta nos resultados que fabrico. Se há tantos “homens de teatro” espalhados por aí, por que não uma mulher trans de teatro?”, defende Leonarda. Teatro com atitude e empoderamento.
 
“Um teatro que gera reflexão, ao em vez de mero entretenimento”, pontua a escritora que debate temas contemporâneos dentro e fora de suas obras. O livro traz ainda imagens da artista em feitas pela fotógrafa cearense Natália Marques. 
 
 
Quando: 02 de Julho – 16h
Onde: Casa Selvática – Rua Nunes Machado, 950 – Rebouças – Curitiba – PR;
Quanto: Gratuito 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS