Arquivo

Jovem transexual está internada há 25 dias contra sua vontade em clínica particular de Curitiba

Redação Lado A 29 de Junho, 2016 16h09m

COMPARTILHAR

TAGS


Há um mês, uma transexual de 23 anos denunciou no Transgrupo Marcela Prado, de Curitiba, as pressões que vivia com sua família, tradicional da cidade. Filha de um renomado médico, ela afirmou que os pais a levaram até um psiquiatra que a havia desencorajado a acreditar que era transexual. Em respeito à privacidade da paciente, não revelaremos seu nome.
 
Alguns dias depois, após de uma postagem feita por ela sobre “famílias que matam seus filhos transexuais” com o preconceito, a jovem acabou internada em uma famosa clínica psiquiátrica da capital e desde então ela se encontra incomunicável. Segundo amigos, que chegaram a presenciar o momento em que ela foi internada em sua casa, ela apresentou resistência e não tinha intenção de fazer mal a si, o que foi alegado como motivo da internação.
 
Os amigos denunciaram para o Transgrupo Marcela Prado que por meio de sua assessoria jurídica acionou os órgãos competentes: Ministério Público, OAB, entre outros, e até impetrou um habeas corpus para tentar libertar a jovem transexual. Como o internamento é baseado em um laudo de que a jovem ofereceria risco a si, ela continua internada e incomunicável.
 
A Lado A entrou em contato com a Clínica Uniica, do grupo Marista, para saber se ela esta tendo sua condição de transexual respeitada no internamento. O editor Allan Johan conversou com o médico responsável técnico da instituição, Dr. João Luiz da Fonseca Martin, na manhã desta quarta-feira. O profissional – que segundo ele não conhecia a jovem antes – explicou os motivos que o levaram a crer que o internamento da jovem seria melhor para ela e assegurou que a sua transexualidade não é uma questão para a clínica, onde ela é tratada no feminino por todos, e ainda que ela continua com sua hormonioterapia. Ela mesma solicitou os hormônios que foram levados pela família. A jovem ocupa uma suíte, usa maquiagem, é uma paciente tranquila e contou ainda o profissional que a previsão é que o tratamento termine em três semanas. 
 
Segundo ele, a questão familiar será abordada por meio de encontros e não há questionamento algum a respeito do gênero da jovem, mas quanto a sua capacidade de lidar com os desafios diários da vida. O médico afirma que ela tem uma agenda de oficinas e terapia, além de horários livres e assiste tevê. A clínica divide os poucos pacientes internados entre a ala de terapia e a ala de casos mais graves, e ela se encontra com outros pacientes que não oferecem risco na área de terapia. O médico informou ainda que nenhuma forma de preconceito foi observada e que caso aconteça os monitores estão preparados para coibir. 
 
Como cabe à família autorizar o acesso à paciente, a Lado A não pediu para ver a jovem. 
 
Amigas da moça ouvidas pela Lado A acreditam que internamento foi uma violência aos direitos da jovem, uma vez que ela era acompanhada por psicólogos do Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais e não estava desamparada.  Elas cogitam fazer um protesto no local se o bem estar da jovem não for comprovado.
 
A intenção do nosso contato com a Clínica era averiguar se ela estava tendo sua condição de transexual respeitada, o que foi assegurado pelo profissional. Não fazemos julgamento de valores e esperamos que a jovem saia fortalecida, principalmente na relação familiar, para que enfrente os pesados desafios que a vida impõe.

Foto: Leelah Alcorn adolescente trans que cometeu suicídio por conta da rejeição da sua família

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS