Arquivo

Estudante morto no Rio havia denunciado homofobia e estupro no Campus da UFRJ

Redação Lado A 04 de Julho, 2016 14h52m

COMPARTILHAR

TAGS


No último sábado, o estudante de Artes Diego Vieira Machado, de 30 anos, foi encontrado morto em um matagal na Ilha do Fundão, às margens da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, dentro do campus da Universidade Federal onde o rapaz estudava e morava. Sem as calças e com sinais de espancamento, o crime chocou a comunidade acadêmica da Universidade que tem sérios problemas de segurança.
 
Em abril deste ano, Machado fez uma denúncia grave, a de que seguranças de uma obra dentro do campus teriam torturado e violentado um rapaz. A denúncia não ganhou repercussão, mas o estudante deixou anotado em sua rede social: “Ontem, os seguranças das obras do campo de rugby violentaram e torturam um rapaz, o deixando nu e humilhado na rua e atiram contra outros rapazes na quadra da educação física. Nossa segurança interna Diseg, que levou meia hora pra chegar, sendo que eu levo 15 minutos andando pra chegar da prefeitura do campus (onde eles ficam) até o alojamento (lugar que o rapaz buscou pra se proteger), não registrou a ocorrência, não levou o rapaz pra fazer averiguação ou ao medico, e ainda usaram (sic) desculpas do tipo, ‘mas o que você estava fazendo aí’. Essa é nossa segurança, que nos protege, chamando a PM para alunos e acobertando seus comparsas estupradores…. Espero que todas tenham um bom dia depois dessas noticias”, escreveu ele.
 
Para familiares, Machado não reportou ameaças mas acreditam que o crime tenha sido por vingança. O programa Rio sem Homofobia informou que amigos haviam denunciado que Machado sofria ameaças homofóbicas e que eles foram reportadas para a Polícia Civil. Pichações hommofóbicas em banheiros e mensagens entre os alunos de cunho homofóbico estão sendo investigadas pela Reitoria da UFPR. O estudante manifestou a vontade de sair do campus, onde morava há pouco mais de um ano e chegou a pedir dinheiro emprestado para uma tia. Alto, lutador de judô e taekwondo, Machado  era natural de Belém do Pará e chegou ao Rio em 2010 para estudar, inicialmente Letras. Machado era contra rótulos e tinha uma sexualidade fluída, segundo amigos.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS