Arquivo

Moda: descubra o conceito upcycling e reciclagem

Redação Lado A 25 de Julho, 2016 14h52m

COMPARTILHAR

TAGS


O universo da moda já está familiarizado com o conceito de reciclagem, onde materiais não usados são coletados para passar por um novo processo de fabricação. Agora, um novo conceito chegou ao Brasil do exterior, o upcycling. A ideia consiste em evitar o desperdício de matéria-prima e aproveitar sobras e materiais com defeito para criar novos produtos. Ou seja, a ideia é dar novas cores para aquilo que será jogado fora ou está no fim da vida útil. 
 
O curso de Design de Moda do Centro Europeu de Curitiba promoveu no último dia 22 a palestra “Customização, upcycling e costum”.  Quem apresentou a tendência foi a fashion designer Kamila Olstan, que desenvolveu um projeto baseado na filosofia do Upcycling, o Farrapo Upcycling e Custum. Sua marca conta com coleções que são únicas, produzidas através do reaproveitamento de material e de forma completamente artesanal. 
 
A técnica é usada há muito tempo por drag queens mais conceituais, que se aproveitam de materiais não convencionais, como sacos de lixo, chinelos, lacres de lata e papel de parede para criar looks fabulosos. 
A Reciclagem (recycling) é reutilizar um produto descartado sem alterar as suas características técnicas ou uso, ou seja, seria reaproveitar o mesmo material para o mesmo fim. Um bom exemplo seria a customização ou a fabricação de novas peças a partir de peças antigas.
 
Já o downcycling consiste reutilizar o produto, de forma recuperada, para outro produto de menor valor, ou seja, roupas que viram almofadas, bolsas e outras peças.
 
No Upcycling, produtos de uso diverso são reutilizados e geram um novo produto, como as lonas de caminhão reutilizados para calças e bolsas. Um novo produto com valor agregado que acabam valendo mais do que o original.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS