Arquivo

Nextel lança campanha com beijo gay contra os rótulos e o preconceito

Redação Lado A 21 de Julho, 2016 19h36m

COMPARTILHAR

TAGS


“Todo mundo é rotulado, todo mundo vive com isso”, começando com essa fala de Junior, ex Sandy e Júnior, a campanha #NaoAoRotulo da Nextel entrou no ar, semana passada, no Youtube. O vídeo reúne diversas celebridades LGBTs, como Maria Gadú, Murilo, do Muro Pequeno e integrantes do Canal das Bees, para falar sobre o problema do uso de rótulos sociais – problema este que a Nextel também enfrenta em seus produtos. 
 
A empresa de telefonia encontra um problema de ser encarada como rádio, ao invés de uma operadora telefônica. Por isso, a campanha do rótulo faz total sentido no contexto do produto. Para conquistar influência e fazer a hashtag dar certo, a produtora da campanha contou com o apoio da influência de diversos youtubers: os já citados Murilo, do Muro Pequeno, e o Canal das Bees, mas conta também com PC Siqueira; Ju Romano; Camila Coutinho, do canal Garotas Estúpidas; Taty Ferreira, do Acidez Feminina e Gusta Stockler, do nomegusta.
 
Com cerca de um minuto, o vídeo aborda diversos preconceitos sociais, como o machismo, a homofobia, o racismo e a intolerância religiosa. Além disso, criaram um site (nextel.com.br/tanassuasmaos) onde é possível acompanhar o que as pessoas estão falando nas redes sociais com a #NaoAoRotulo, além de agregar os vídeos específicos produzidos pelos youtubers para a campanha. 
 
A lição final é: “Você é o que você é, e isso é indiscutível! Rótulo é coisa para produto e não pra ser humano.”. A propaganda faz parte de uma campanha de marketing maior da Nextel, chamada “Tá Nas Suas Mãos”. 
 
Muro Pequeno
O Murilo, do Muro Pequeno, fez um vídeo que toca em vários aspectos importantes para a discussão dos rótulos. Para ele, há momentos em que precisamos reafirmar os rótulos de ser negro, nordestino, gay, asiático, por exemplo, para deslegitimar os discursos de pessoas que vão contra a identidade dessas pessoas. Por fim, ele aponta que o problema não é as pessoas terem algumas características em comum ou outras bem diferenciadas. O problema real é quando outras pessoas tentam reduzir quem você é a uma característica usada como rótulo ou esteriótipo. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS