Arquivo

Transgrupo de Curitiba agiliza emissão de documentos para transexuais

Redação Lado A 19 de Julho, 2016 17h00m

COMPARTILHAR

TAGS


O Transgrupo Marcela Prado anunciou um programa para acelerar o processo de oficialização do nome social e emissão de documentos para pessoas trans. Mais de 10 homens e mulheres trans de Curitiba já passaram pelo projeto, como a atriz e produtora Leonarda Glück e a vice presidenta do grupo, Catuxa Bougers. 
 
Há mais de um ano, a presidente do Transgrupo, Rafaelly Wiest vem trabalhando na estruturação do projeto, indo atrás de psicólogos, advogados, psiquiatras e professores para ajudar a acelerar o processo, que no início dos anos 2000 chegava a levar 10 anos para acontecer. A retificação do prenome e do gênero para as pessoas trans é de suma importância tanto no âmbito legal, quanto na vida social, para que a cidadania possa ser exercida de forma efetiva e os direitos e deveres sejam reconhecidos. 
 
A equipe está trabalhando intensamente através da Professora e Doutora Grazielle Tagliamento, a psicóloga Wilsali Pallu, a presidente Rafaelly Wiest, a vice-presidente Catuxa Bougers, a advogada Gisele Alessandra, entre outros profissionais especializados. Mesmo com algumas instituições e entidades reconhecendo o nome social, os documentos oficiais ainda são necessários e são assegurados pelo Código Civil. Entretanto, a mudança só ocorre com autorização judicial, o que pode levar anos. A ampla documentação e burocracia são os principais entraves no processo. 
 
Após um estudo do processo, o Transgrupo Marcela Prado desenvolveu parcerias para agilizar o procedimento. Interessados devem comparecer à sede da ONG, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, n 366, conjunto 47, de segunda à sexta, das 10hs às 18hs.

Todas as quartas-feiras, o grupo se reúne para conversar e promover a integração das trans da cidade, bem como debater as demandas da comunidade trans, a partir das 16h. 

 
Telefone: (41) 3322-3129
E-mail: advodadotmp@gmail.com
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS