Arquivo

Africano gay e jogador de futebol pode ser deportado da Europa e corre risco de vida

Redação Lado A 18 de Agosto, 2016 12h54m

COMPARTILHAR

TAGS


Um jogador de futebol gay da Libéria morava e jogava em um time da terceira divisão da Suécia quando foi detido na Parada Gay de Estocolmo em Julho, onde descobriram a sua condição irregular no país. O seu pedido de residência permanente no país foi negado e ele aguarda para ser deportado novamente para o país africano. Andrew Nagbe tem 22 anos e teme ser preso assim que chegar ao país, onde a homossexualidade é crime. 
 
A notícia é espantosa, ainda mais considerando vir da Suécia, que é uma grande defensora dos direitos LGBTs na Europa. Segundo a instituição responsável pelo aval, Nagbe não ofereceu evidências suficientes de ser gay e, por isso, não pode oferecer a residência permanente. O jogador de futebol, que já competiu por um importante time de imigrantes do país, confessa ter medo de voltar, uma vez que todos sabem que ele é gay na Libéria e, chegando lá, seria preso, onde seria espancado e estuprado todos os dias até sair da cadeia.
 
“Eu quero jogar futebol e poder viver como um gay assumido na Suécia”, conta Nagbe. O meio campista está apelando para uma revisão da decisão e conta com o apoio de alguns políticos do país, como o prefeito Metin Rhawi, que afirmou que a decisão é sem coração e insensível. Vamos torcer para que Nagbe consiga sua oportunidade de viver com liberdade.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS