Arquivo

Bate-Papo do Uol ajudou muitos gays a se descobrirem e faz 20 anos

Redação Lado A 05 de Agosto, 2016 14h29m

COMPARTILHAR

TAGS


20 anos marcando novas amizades, putaria, juntando pessoas, marcando encontros para sexo e celebrando conversas. As salas de bate-papo da Uol são conhecidas no Brasil todo e, principalmente para a comunidade LGBT, contam com um significado histórico. Em 1996, antes mesmo do Google (antes dominava no Brasil o buscador Cade?), o chat já permitia que membros da comunidade conversassem, se conhecessem e até se encontrassem pessoalmente. A tecnologia evoluiu, o preconceito diminuiu e novas opções surgiram, mas a Uol continua na ativa. 
 
Para quem não conhece, o site conta com um páginas de conversa tanto temáticas (como casados, amizade, sexo, LGBT, animes etc.) quanto criadas por usuários, onde, para participar, basta fazer o login usando um nickname inventado pelo usuário. Respeitando a capacidade da sala, que é de 30 usuários, a conversa pode acontecer tanto de forma geral, quanto reservada com um usuário específico, permitindo, também, mais recentemente, conversas por vídeo. Antes o pessoal de Curitiba se concentrava na página imagens eróticas, Gays e Afins, Sala 48, mas hoje cada tribo tem seu próprio espaço, havendo salas para todos os segmentos separadamente e por região. O MIRC também era outro ponto de encontro mas eram canais cheio de panelinhas e necessitava além de um programa específico alguns códigos para usar.
 
Por permitir o anonimato completo, o Bate Papo da Uol teve um papel importante no desenvolvimento da comunidade LGBT nos centros urbanos. O espaço permitia interação entre pessoas que tinham medo de se assumir, assim como encontros entre jovens que procuravam experimentar a sua sexualidade mas não sabiam por onde começar. É o caso de Rafael – prefere não se identificar, que teve seu primeiro contato sexual e afetivo com um homem por meio do site. 
 
“Eu sabia que sentia atração por homens, mas não sabia onde encontrar um. Tinha 16 anos na época e, ao jogar no Google, descobri o site e comecei a me relacionar com caras por lá. Conheci o menino com quem tive o meu primeiro beijo no site da Uol”, revela Rafael. Hoje, o site ainda conta com esse objetivo, para a comunidade LGBT, mas, segundo Felipe, outro usuário do site, há mais interesse sexual envolvido: “É uma forma fácil de arrumar sexo instantâneo sem sair de casa”.
 
Mudanças
Desde 1996, diversas mudanças aconteceram. O ambiente ficou mais interativo, permitindo conversas por vídeo, conversas reservadas, além da possibilidade de bloquear usuários que fazem propaganda. A página agora conta, também, com um aplicativo com versão Android e IOS, que já conta com mais de 1 milhão de downloads. 
 
No último mês, um novo design foi implantado para a sala, redirecionada para uma nova extensão. Alguns usuários estão reclamando das mudanças, que reduziu o número de usuários por sala e mudou o layout. O número de usuários diminuiu, também, o que é comum quando acontece a mudança de plataforma. Entretanto, esta mudança é uma promessa do site para uma nova era do Bate-Papo Uol. Vamos ficar de olho. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS