Arquivo

Jornalista revela os atletas gays no Rio que usam o Grindr e toma puxão de orelha

Redação Lado A 12 de Agosto, 2016 17h41m

COMPARTILHAR

TAGS


O jornalista Nico Hines está no Rio de Janeiro cobrindo os Jogos Olímpicos para o jornal Daily Beast, dos Estados Unidos. Uma de suas ideias foi tirar atletas gays do armário usando o aplicativo de pegação entre homens Grindr. Ao se aproveitar da sua localização na Vila Olímpica e sem pensar na irresponsabilidade e falta de respeito de tirar alguém do armário, que provavelmente não se assume por ter motivos profissionais ou por viver entre pessoas conservadoras, o jornalista revelou informações pessoais que ajudavam a identificar os atletas.
 
Entre eles estavam “uma estrela brasileira, um jogador de vôlei da Itália, um recordista sul-americano de natação, um velejador da Nova Zelândia, um mergulhador britânico, e um atleta de handebol de um país extremamente homofóbico”. Logo depois da publicação do texto, diversas pessoas começaram a responder no site e nas redes sociais sobre a homofobia nas entrelinhas do texto. Quem dá o direito de um homem heterossexual tirar um homossexual do armário sem entender as consequências do ato e sem jamais passar por essa experiência, que pode ser muito dolorosa?
 
Em resposta, o jornal excluiu as partes do texto que davam margem para identificar tais atletas e ainda postou uma carta de retratação onde afirmava não enxergar o mesmo ponto de vista do seu público mas que, por respeitar e lutar pelos direitos e respeitos de pessoas LGBTs, decidiu considerar os posicionamentos e fazer as alterações. O jornalista Hines ainda não se posicionou sobre as críticas. 
 
Já o nadador gay de Toga, Amini Fonua (foto), deu declarações criticando o artigo e chamando o jornalista de “ser rastejante e desumano”. A matéria tocou o atleta porque alguns dos esportistas expostos no texto são seus amigos e podem estar correndo risco de vida, uma vez que um deles vive em um país com leis anti-gay. Em resposta, ele postou uma foto da sua bunda, marcando o jornalista e o jornal, dizendo: “Se vocês estavam procurando no Grindr era uma bunda gostosa (E não vejo outro motivo algum para estarem lá) aqui tem a minha com todo seu orgulho. Agora beijem e se ferrem”. Na semana passada o nadador, que é gay assumido, postou uma foto com uma sunga com as palavras gay e lésbica.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS