Arquivo

Momentos que indicam que as Olimpíadas do Rio serão a mais LGBT de todos os Jogos

Redação Lado A 09 de Agosto, 2016 14h38m

COMPARTILHAR

TAGS


Comitê Olímpico Brasileiro e Internacional, com apoio de muitos atletas, estão se esforçando para transformar esta edição das Olimpíadas na mais inclusiva da história dos jogos. Percebe-se isso não só no percentual de mulheres participando, que já somam 45% do total de atletas, como na transmissão da mensagem de inclusão na abertura e ao longo das provas.
 

 

Entre os momentos marcantes estão o beijo gay no revezamento da tocha olímpica já em Ipanema, na última sexta-feira, 5, e o beijo gay no “telão do beijo” no Maracanã, aos olhos dos 40 mil espectadores que aguardavam o início da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Ainda na abertura, a modelo transexual Lea T foi destaque ao entrar pedalando com a placa de apresentação do Brasil, em frente à delegação de atletas brasileiros. Além dela, outras quatro pessoas trans fizeram parte da abertura.
 
Atletas
Essa é a edição com o maior número de atletas LGBTs assumidos da história dos Jogos. É, também, a primeira edição na qual há uma recomendação específica do Comitê Olímpico Internacional para que as delegações dos países permitam que atletas transexuais integrem  suas equipes, como relatamos em uma matéria na semana passada.
 

 
Já o atleta da natação de Tonga, Amini Fonua, está dando o que falar com a sua sunga com as palavas “gays and lesbians” (gays e lésbicas) compondo o conjunto do seu belo bumbum. Ele ganhou a peça do Centro LGBT de Los Angeles e, apesar de não poder competir oficialmente com ela, diz que usou em todos os momentos de treino e ambientação com as piscinas do Rio. 
 
Mascote Gay
E teve torcedora que criou um mascote gay. Foi a cantora Eduarda Maria, da banda As Bofinhas, com direito a um fusca “conversível” e todo adesivado para o evento. O “mascote” não oficial circula pelas ruas do Rio e chama muita atenção.
 

 
Recorde
Os atletas gays assumidos nessas Olimpíadas bateram o recorde da anterior, que teve apenas 13 participantes fora do armário! Este ano já são mais de 44 assumidos e fazendo bonito. O britânico Tom Daley, muso das Olimpíadas de Londres, que se assumiu gay no ano passado, já faturou o bronze no salto sincronizado.
 

 
Primeiro Ministro gay
O premier de Luxemburgo Xavier Bettel veio ao Rio acompanhar os Jogos. Ele chegou esta semana com seu esposo e é o único líder mundial gay assumido na atualidade. Antes dele, apenas outras duas pessoas LGBT chegaram ao cargo máximo de seus países, o premier belga Elio Di Rupo e a Primeira Ministra da Islândia PM Jóhanna Sigurðardóttir.
 

 
Bofe
Quem roubou a cena na noite de abertura dos Jogos foi o atleta de taekwondo de Tonga, o belo Pita Taufatofua, de 32 anos, que desfilou todo besuntado de óleo em traje típico de seu país. Eleito o muso da abertura, ele esbanjou simpatia e luta apenas no dia 20.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS