Arquivo

Nessas eleições, vote em um candidato LGBT

Redação Lado A 20 de Agosto, 2016 18h31m

COMPARTILHAR

TAGS


Representatividade. É essa palavra que responde o porquê temos a obrigação de votar em um candidato LGBT para as eleições de prefeito e vereador em 2016. Diferentemente de um candidato que é apenas simpatizante, um que faz parte da comunidade entende nossas necessidades por já ter vivido elas. Além disso é um engajamento sincero, que não ser usado como moeda de troca para outras prioridades do candidato eleito. O primeiro turno acontece no dia 02 de outubro, você já sabe em quem vai votar?
 
O período eleitoral é estressante para todo mundo, com as dezenas de panfletos que recebemos por dia, o tempo perdido com propaganda eleitoral no rádio e na tv e a hipocrisia nos discursos dos candidatos. Chega a ser impossível acreditar nas promessas que envolvem a comunidade LGBT, uma vez que na maioria dos casos não passam de estratégias para ganhar votos. Quantos eleitos já prometeram lutar por nossos direitos e o mandato se passou sem uma conquista? Até agora as nossas  estratégias políticas não avançaram, talvez seja a hora de unir os votos e eleger candidatos próprios e compromissados com a comunidade.
 
Nas eleições de 2014, por exemplo, apenas 37 dos 270 candidatos para Senado, Câmara dos Deputados e Governos Estaduais com propostas favoráveis à comunidade LGBT foram eleitos, sendo que alguns deles eram apenas simpatizantes, segundo a BBC Brasil. O Paraná contava com 13 candidatos em questão, mas nenhum deles foi eleito. Ou seja, historicamente, nossa força é dispersa. Não votamos pensando em representatividade.
 
Campanha negativa
Antes mesmo dos partidos revelarem seus candidatos a vereador e prefeito, o pastor Silas Malafaia iniciou uma campanha nacional, através do seu programa Vitória em Cristo, para que seus fiéis votassem contra candidatos LGBTs. Como as eleições não são que nem o Big Brother, onde você vota em quem quer eliminar, a campanha demonstra, claramente, seu puro e simples motivo homofóbico. Por que, ao invés de fazer propaganda contra a comunidade, ele não fez para o voto consciente em candidatos que defendem os valores tradicionais religiosos? Seria horrível, sim, mas a homofobia estaria ao menos mascarada.
 
Vote LGBT
Em 2014, um grupo civil suprapartidário criou uma plataforma online para reunir todos os candidatos do Brasil com propostas para a comunidade LGBT. Dessa forma, a campanha conscientizava o público gay, lésbico, trans e travesti a procurar entre os candidatos que ofereceriam representatividade para a causa. O site votelgbt.org ficou bastante conhecido, entretanto não está no ar nesta eleição, ainda. 

EM BREVE A LADO A SOLTARÁ UMA LISTA COM CANDIDATOS LGBT NA REGIÃO SUL E NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PAÍS. SE VOCÊ CONHECE ALGUM, USE OS COMENTÁRIOS ABAIXO PARA DAR O NOME, PARTIDO E NÚMERO DELE, E A CIDADE ONDE ESTARÁ CONCORRENDO.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS