Arquivo

Parlamento debate projetos de perdão aos homossexuais condenados na Inglaterra

Redação Lado A 21 de Outubro, 2016 11h40m

COMPARTILHAR

TAGS


A Inglaterra vai conceder o perdão a todas as pessoas condenadas pelas leis vitorianas que consideravam até a década de 60 o sexo entre homossexuais como violento ao pudor.  A lei datada do século XIX foi responsável pela perseguição histórica de homossexuais no país e motivou muitas leis iguais pelo mundo.  Dois projetos foram apresentados ao Parlamento e devem ser debatidos esta semana.
 
Em um deles, proposto pelo governo, haverá o perdão judicial a todas as pessoas vivas condenadas pela lei, analizando cada pedido. Estima-se que 50 mil pessoas foram condenadas que puniam a sodomia com prisão, trabalhos forçados e até castração química. Estima-se que 15 mil pessoas condenadas pela lei ainda estejam vivas. Um outro projeto apenas prevê que o perdão seja automático, inclusive À spessoas já falecidas, mas alguns dos casos a condenação foi por crimes como abuso sexual ou sexo com menores, exposição em locais não privados, o que estariam enquadrados ainda hoje nas leis atualizadas sobre estes crimes.
 
O pedido de perdão teve crescimento em campanhas online, depois que a Rainha Elizabeth concedeu em 2013 o perdão ao herói de guerra Alan Turing. O matemático decifrou os códigos secretos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, ajudando os Aliados a vencer o conflito, além de ser considerado o pai da computação. Turing foi condenado em 1952 por atentado violento ao pudor e tirou a própria vida na prisão.
 
Na Idade Média, o Ato de Sodomia de vigorou durante o reinado de Henrique VIII e foi a primeira legislação civil contra a sodomia no país. Julgadas por um tribunal eclesiástico, considerava a sodomia um ato sexual contra natureza e a vontade de Deus e do homem, punindo os condenados com enforcamento até 1861. Depois, foram acrescentadas as palavras sexo anal e bestialidade.
 
Em Julho de 1540, a violação da lei passou a ser considerada como traição. A lei foi revogada em 1553 mas foi promulgada novametne por Isabel I, em 1563, e tornou-se a carta para todas os crimes posteriores nas colônias britânicas. O Parlamento do Reino Unido revogou a legislação relativa à sodomia no país, em 1967.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS