Arquivo

Curitiba ganhará núcleo de investigação de crimes de ódio ainda este ano

Redação Lado A 09 de Novembro, 2016 19h17m

COMPARTILHAR

TAGS


A Polícia Civil do Paraná irá inaugurar ainda este mês o primeiro núcleo de investigação de crimes de ódio do estado. A equipe exclusiva de investigação de crimes de preconceito trabalhará dentro da estrutura da Delegacia de Homicídios e investigará casos e denúncias de crimes de cunho racial, gênero, ético e social, e outras formas de discriminação.
 
Apesar da homofobia e transfobia não estar no Código Penal Brasileiro, a Constituição garante tratamento igual e digno a todas as pessoas, por isso, o núcleo irá encarar estas questões de forma diferenciada.  O núcleo deve atender qualquer ocorrência que tenha como motivação o preconceito. Humanização e acolhimento para as vítimas, atendimento especializado.
 
Para a Coordenadora do Núcleo de Promoção à Igualdade Étnico Racial do Ministério Público, a promotora Mariana Bazzo, uma das idealizadoras do núcleo, as populações que andavam descrentes da Justiça passarão a receber atenção e as denúncia irão aumentar. “Nós temos muito essa prática de subnotificação, dizendo que aquilo não é crime, nós temos muito essa prática de dissuasão, todas estas pessoas poderão ter um atendimento especializado e começarão a crer que serão bem recebidos”.
 
Para Mariana, as piadas e injúrias devem ser notificadas, pois se inserem em uma situação histórica e não podem ser banalizadas. “Essas discriminações, essas aparentes brincadeiras, serão sempre caracterizadas como crime”, afirmou a promotora para a Rádio CBN. 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS