Arquivo

Ministério do Turismo lança guia para atendimento a LGBTs

Redação Lado A 10 de Novembro, 2016 21h25m

COMPARTILHAR

TAGS


Depois de lançar este ano um guia para como atender bem turistas com deficiência e idosos, chegou a vez do público LGBT ganhar seu próprio material. Batizado de “Dicas para atender bem turistas LGBT”, a cartilha tem 50 páginas e é bem ilustrada. “Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência turística de qualidade e atenta as demandas de cada um dos seguimentos definidos como prioritários no país”, afirma diretora do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo, Isabel Barnasque.
 
Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor segundo a Organização Mundial no Turismo (OMT). Com o objetivo de melhorar o atendimento a estes viajantes, o Ministério do Turismo lançou na sexta-feira passada (4) a cartilha “Dicas para atender bem turistas LGBT”. O lançamento foi feito durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris.
 
A publicação ganhou versões impressa e online e descreve questões legais, atendimento, conceitos e dicas para atender ao turista LGBT. Foram produzidos 19 mil exemplares que serão distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo.
 
No capítulo Dicas para atender bem, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual. A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.  Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.
 
“O Ministério do Turismo está atento aos públicos identificados como prioritários pelo Plano Nacional de Turismo. Precisamos entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível para transformar a experiência do turista no país ainda mais positiva”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

CONFIRA O GUIA AQUI.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS