Arquivo

Humor: DPF – Depressão Pós Floripa. Sintomas e Diagnóstico

Redação Lado A 16 de Janeiro, 2017 15h39m

COMPARTILHAR

TAGS


Seu amigo anda calado, desmotivado, pensativo na vida? Ele passou algum tempo em Florianópolis durante o Verão e voltou para casa? Esta pessoa pode estar sofrendo de uma doença ainda não catalogada mas bem conhecida no Sul do país: Depressão Pós Floripa ou DPF. Os sintomas, além dos já citados, incluem esquecer as horas que passou no trânsito, querer voltar para Floripa (e perceber que fora da Virada e do Carnaval a cidade é outra, e no inverno outra mais distante ainda), e ainda ficar comentando horas e horas da viagem, mesmo com quem estava lá. 
 
O nome Ilha da Magia não vem por acaso. Com lindas praias e ambiente exuberante, somados a muita gente linda, pouca roupa, e em clima de liberdade. Não tem como não amar Floripa na alta temporada. E quando se volta para casa é natural achar que as pessoas da nossa cidade não são tão lindas e nem legais assim. Mas note que a maioria das pessoas que conheceu eram, assim como você, turistas. 
 
Outro fator que pode desencadear a bad são as faturas do cartão que chegam. Um misto de cartão de memórias e auto crítica, a pessoa relembra cada centavo e analisa a viagem em cifras e prestações. E aqueles que perderam mais do que dinheiro começam a cair na real depois de passadas as sensações novas: alguns perderam celular, namorado ou até a dignidade. Mas foi bom? Se perguntadas, elas responderiam foi óootchimo.
 
O clima criado na ilha favorece muito, principalmente para os gays sarados, mas tem pra todo mundo. Ali seria o Olimpo, assim como algumas buatchys, onde eles vão exibir o corpo torneado na academia durante todo o ano, alto investimento em suplementos, ou exibir o namorado, a mala, a tatuagem, os bons drinks, ou o que tiver para mostrar ao vivo ou via selfies para o ano inteiro. Floripa é a nossa Ibiza, nossa Fire Island, nosso Posto 6.
 
Mas voltando à Depressão Pós Floripa, ela pode demorar anos para passar. Com ou sem balada, no Inverno ou no Verão, Floripa sempre vale a pena pois nos tira da realidade. É tão idealizado que as pessoas a enxergam como um lugar mitológico. Claro, é possível viver sem Florianópolis, mas talvez fazer parte de toda a sua magia, ou imaginação, valha a pena.

Se o seu amigo esteja falando em se mudar para Florianópolis, ou namorar alguém de Floripa, o caso já ficou mais sério e será preciso um choque de realidade. Não é fácil morar em Floripa o ano inteiro, pois apesar de uma capital, tudo é longe, paga-se muito caro e você encontra as mesmas pessoas sempre, afinal, é uma ilha.  
 

Infelizmente, a única cura possível para a Depressão Pós Floripa seja marcar a sua próxima viagem, mas não esqueça que toda Santa Catarina é magia pura. A depressão pós viagem é natural, quem gosta de viajar sabe o quanto mexe com as emoções voltar para casa. Há aqueles que morrem de saudade da sua casa e aqueles que amam viajar. Para este segundo grupo, só resta planejar a próxima aventura.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS