Arquivo

Drag queens são impedidas de entrar em Shopping em São Paulo

Redação Lado A 01 de Fevereiro, 2017 14h59m

COMPARTILHAR

TAGS


Um grupo de 9 pessoas foi barrado na entrada do Shopping Penha, na Zona Leste de São Paulo, por estarem usando maquiagem excessiva. Entre eles, havia seis drag queens que tinham acabado de sair de um curso para drags. O fato aconteceu no último domingo, 29, por volta das 16h e precisou da intervenção da Polícia Militar para ser resolvido. Em nota, o shopping lamentou o ocorrido e afirma ter sido um caso isolado.
 
Durante a discussão na porta, os seguranças chamaram o superior da categoria, que apresentou o motivo delas não entrarem como sendo uma lei estadual que possibilita a proibição da entrada de qualquer pessoa usando capacete, máscara ou ocultando a face. Foi então que os jovens argumentaram a entrada de mulheres que também usavam roupas parecidas com as delas e maquiagem forte. “Indicamos mulheres que estavam maquiadas e de ‘vestimenta inapropriada’, segundo a visão deles. E elas mesmo diziam que ‘se nós podemos entrar, por que eles não?’. Os dois [seguranças] ficaram sem saber o que responder”, lembra Nathan Vieira, 19, um dos alunos do curso que estava no grupo.
 
O Professor Paulo Sérgio Lima Viana também fazia parte do grupo barrado e postou um texto indignado no Facebook. Ele conta que eles foram montados porque queriam almoçar durante o intervalo do curso de drag e, por ser pouco tempo, preferiram ir montadas. Só não sabiam que levariam muito mais tempo resolvendo o problema, que só ganhou uma solução com a chegada da guarda.
 
 

 

“Chegando, os policiais declararam imparcialidade, mas já começaram a abordagem dizendo ‘Nem tudo é homofobia!’ Às vezes o preconceito parte de nós mesmos’. E continuaram alegando que o estabelecimento não agiu por preconceito, mas sim por processos internos, coisa que nem eles, nem o segurança ou o gerente souberam citar, bem vago. Um dos policiais ainda nos aconselhou a não denunciar em uma delegacia de casos LGBTIs, porque isso seria preconceito da nossa parte, como se fosse uma espécie de privilégio”, relata o professor nas suas redes sociais.
 
A abordagem da Polícia Militar será investigada, segundo a sua assessoria de imprensa. 
 
“O Shopping Penha lamenta e reforça que o ocorrido foi um fato isolado e não condiz com a política do empreendimento. A equipe de segurança já foi fortemente reorientada a fim de que atitudes como essa não ocorram novamente”, declarou, em nota, a assessoria do Shopping Penha.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS