Arquivo

Surto de hepatite A na comunidade gay assusta autoridades de Lisboa

Redação Lado A 30 de Março, 2017 03h05m

COMPARTILHAR


Mais de 10 países da Europa registraram aumento no número de casos de Hepatite A, uma doença transmitida através de um vírus de forma oral ou sexual. Só Portugal registrou um total de 105 casos desde janeiro, principalmente entre homens que fazem sexo com outros homens. Os infectados são principalmente da cidade de Lisboa e Vale do Tejo. A Direção Geral de Saúde do país lançou um alerta para que a vacinação seja feita entre homossexuais.
 
A Hepatite A raramente é fatal, entretanto, é uma doença que pode causar complicações a pessoas que já tenham algum tipo de disfunção no fígado. Ela também é conhecida por ser um vírus transmitido por contato sexual sem proteção. A DGS explica que apesar de ser uma doença que não faz distinção de sexo ou orientação sexual, os casos foram registrados, em sua maioria, entre homens que fazem sexo com outros homens. Como o vírus pode ser transmitido pelo beijo, fique alerta. Um dos principais sintomas da Hepatite A é o amarelamento da pele e dos olhos.
 
“Isto pode acontecer com qualquer indivíduo, com qualquer orientação sexual, mas o que tem sido até à data mais descrito, de facto, é um predomínio de casos em homens, não exclusivamente, mas são muito mais frequentes os casos do sexo masculino. E dentro dos homens, parecem ser mais atingidos os homens que praticam sexo com outros homens”, refere Isabel Adir, diretora do programa.
 
Segundo Isabel, desconfia-se de que o surto tenha surgido em um Festival em Amsterdã, onde participantes praticaram o chamado de chemsex, sexo associado a substâncias químicas para prolongar a ereção. O primeiro registro foi no Reino Unido e, nesses três meses seguintes, centenas de casos apareceram espalhados por treze países da Europa. Para combater o surto, os países emitiram comunicados públicos, incentivando a higiene, a lavagem e cozimento dos alimentos, sexo protegido e a vacinação de homens que fazem sexo com outros homens. 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS