Arquivo

Escritor Rubem Fonseca aborda machismo e homofobia em seu novo livro

Redação Lado A 06 de Abril, 2017 00h13m

COMPARTILHAR

TAGS


O escritor que inaugurou a escola literária brasileira conhecida, em 1975, como brutalista está com novo lançamento nas bancas. “Calibre 22” não perde nada das características das prosas de Fonseca, sempre cosmopolita, trágico, mas cheio de vida. A obra, que é lançada pelo escritor de 91 anos, é a trigésima da sua carreira e faz ensaios sobre todas as formas de discriminação, principalmente a homofobia e o machismo. 
 
Em todos os 31 contos do livro, o preconceito é o fundamento da violência ou dos assassinatos, como é o estilo de Rubem. O detetive Mandrake, famoso personagem do escritor, está de volta na coletânea, para investigar o caso de assassinato que envolve o editor de uma revista feminina.
 
Os contos trabalham a violência e a morte de forma leve e sutil, como “Colégio”, onde um aluno defende um amigo gay de agressões com uma navalha. Já em “O homem não pode bater em mulher”, um senhor assassina seu vizinho que batia na sua mulher. Ele revela que não suporta ver homens que agridem mulheres.  Em “Réveillon”, um homem que odeia as festas de fim de ano mata um gordo rico.
 
O escritor é um dos principais nomes da literatura do século XX no Brasil ainda vivo. Aos 91 anos, ele escreve diariamente Em 2003, Rubens recebeu o Prêmio Camões, destinado ao maior escritor de língua portuguesa do mundo. A obra foi publicada pela editora Nova Fronteira e está disponível na versão digital.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS