Número de casamentos gay aumenta no país segundo IBGE

Todos os anos, desde o parecer favorável do Supremo Tribunal Federal para a legalização do casamento homoafetivo, os números provam que essa forma de relacionamento está aumentando entre a comunidade LGBT. A tendência é que os números continuem subindo, indo na contramão do que acontece com o casamento entre heterossexuais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que foram realizados cerca de 5.614 casamentos homoafetivos em 2015.
 
O IBGE liberou as Estatísticas do Registro Civil de 2015, onde várias comparações quantitativas são realizadas, pelo terceiro ano consecutivo, entre o casamento homoafetivo e o casamento heterossexual. Apesar de a união entre pessoas do mesmo sexo representar apenas 0,5% de todos os casamentos realizados, houve um crescimento considerável na modalidade de 15,7% com relação ao ano anterior.
 
A Resolução 175, aprovada em 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça, determina que todos os cartórios do país realizem o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e convertam o status de união estável de registros anteriores para casamento. 
 
De 2013, quando foi legalizado, a 2015, os últimos números liberados, o crescimento é de 51,7%. Sendo que o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul são os estados que mais registram esse aumento, inclusive, acima da média brasileira. Especialistas acreditam que o número ainda deve crescer.
 
 
 

Categoria: 

Tags: 




Comentar

Conteúdo relacionado