Arquivo

Cinco perguntas frequentes sobre os Direitos LGBTs

Redação Lado A 02 de Maio, 2017 10h06m

COMPARTILHAR

TAGS


Até mesmo quem faz parte da comunidade LGBT tem dificuldade em acompanhar alguns conceitos e novidades sobre Direitos. Por isso, hoje vamos responder algumas das principais perguntas de quem entra em contato com esses discursos. Confira:
 
O que a sigla LGBT representa?
A sigla é uma forma de dar representatividade para todas as identidades que fazem parte da comunidade de minorias sexuais e de gênero. O L representa as lésbicas, o G representa os gays, o b, os bissexuais e o T representa os transgêneros, que são todas as pessoas que discordam das normas do binarismo de gênero.
 
Qual a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero?
A identidade de gênero diz respeito a forma que você se identifica dentro dos conceitos discutidos de gênero, ou seja, homem, mulher, gênero fluído, transgênero. Já a orientação sexual diz respeito a quem você se atrai sexualmente e afetivamente. Se você se atrai por alguém de um gênero que não é o mesmo que o seu, então, você é heterossexuai. Agora, se você se atrai por alguém que é do mesmo gênero que o seu, você é homossexual. Você pode ser, ainda, bissexual e se sentir atraído tanto por homem, quanto por mulheres. Há, ainda, os pansexuais, que se atraem além das normas de gênero. 
O que é Direitos Humanos?
Segundo a ONU, Direitos Humanos está ligado ao direito que deve ser concedido ao ser humano inerente a sua posição social. Ou seja, é o direito adquirido pelo simples fato de ele ser um ser humano, independente da raça, cor, religião, etnia, orientação sexual e identidade de gênero ou qualquer outra condição. Os Direitos Humanos incluem o direito à vida e a liberdade, assim como a liberdade de expressão, direito a trabalho e educação dignas. As diretrizes dos Direitos Humanos Internacionais estabelecem a forma que os governos devem agir a fim de proteger os direitos e liberdades individuais de grupos sociais. 
 
O direito internacional dos direitos humanos se aplica às pessoas LGBT? 
Apesar de o Estado brasileiro não se atentar mais a esses direitos. É dever e obrigação legal do Estado, estabelecido pelos direitos internacionais, proporcionar um espaço livre de preconceito e sem discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas. Dessa forma, as duas condições são colocadas no mesmo patamar que raça, sexo, cor ou religião. 
 
Religião, cultura ou tradição pode justificar qualquer discriminação contra os LGBTs?
Com toda certeza que não. A norma principal dos direitos humanos universais diz: todos os seres humanos gozam dos mesmos direitos, não importa quem são ou onde vivem. Por mais importantes que esses elementos sejam para a construção da identidade de uma nação, é dever legal de qualquer Estado promover boas condições de vida para todos os seres humanos. 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS