Arquivo

Com famosos e debates, campanha pede o fim da discriminação

Redação Lado A 04 de Junho, 2017 15h16m

COMPARTILHAR

TAGS


O racismo, o preconceito contra portadores do HIV, a discriminação regional, às pessoas com deficiência são alguns dos pontos que a campanha #EseFosseComVocê, da UNAIDS, quer discutir. Lançada na semana passada, a iniciativa estrelada pelo ator Mateus Solano e a cantora Wanessa Camargo tem quatro filmes iniciais que são veiculados pela Rede Globo. Na semana passada, em São Paulo, um encontro debateu o preconceito contra pessoas que vivem com o HIV, com a participação de blogueiros sobre o tema. O combate à LGBTfobia também é um dos eixos da campanha que tem como mote “Tudo começa pelo respeito”.

“O pano de fundo para a campanha é uma sala de cinema em uma grande capital do país. Em formato de experimento social, os filmes simulam situações reais que ocorrem diariamente nos mais diversos momentos da vida cotidiana dos brasileiros. O objetivo é realmente provocar desconforto em quem assiste aos filmes e provocar uma reflexão construtiva sobre como cada pessoa reagiria caso se deparasse diretamente com uma situação dessas de envolvendo preconceito e discriminação”, afirma Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil.
 
Através de lentes de câmeras escondidas instaladas na bilheteria de um cinema, o vendedor é flagrado colocando os clientes diante de situações evidentes de discriminação em relação à pessoa que se sentará na poltrona ao seu lado durante o filme. Ao incitar a reflexão com a pergunta “E se fosse com você?”, Mateus Solano e Wanessa Camargo encerram os filmes com uma mensagem inspiradora, com o objetivo de promover a empatia e o respeito para a construção de uma sociedade livre da discriminação.
 
 “É difícil imaginar que até hoje muitas pessoas ainda sejam obrigadas a enfrentar algum tipo de discriminação ao longo de suas vidas, simplesmente por serem quem são. Isso precisa acabar! E essa mudança, começa pelo respeito”, afirmou Mateus Solano, ator e Embaixador de Boa Vontade do UNAIDS.

 


 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS