Arquivo

Tem filmes LGBT no 6º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Redação Lado A 02 de Junho, 2017 14h11m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os dias 7 a 15 de junho, Curitiba recebe o 6º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema com programação variada e que apresenta o que há de novo na produção de cinema no mundo e do Brasil. Dentro de sua programação, o Festival traz filmes que abordam temas relevantes e com urgência de debate e representatividade como as questões LGBTT.
 
“Meu corpo é político”, de Alice Riff, mostra o cotidiano de três militantes LGBTT que vivem em regiões periféricas de São Paulo e “Convicções”, retrata os esforços de um jovem rapaz tentando escapar do serviço militar obrigatório na Rússia. Curtas-metragens com essa temática também integram a programação como é o caso de “Tailor”, dirigido por Calí dos Anjos, primeiro diretor brasileiro trans não binário e que debate a questão de gênero e de representatividade das pessoas trans através de suas personagens, “O Mundo Estratifica, O Corpo Se Desloca”, de Igor Urban sobre artistas brasileiros e “O Porteiro do dia”, dirigido por Fábio Leal e que traz o encontro entre dois jovens muito diferentes.

“Ainda Corpo estrangeiro” (Competitiva), “Fernando” (Competitiva), “História mundana” (Foco), “Occidental” (Novos Olhares), “Todas as cidades do Norte” (Novos Olhares) e “Vangelo” (Competitiva), trazem personagens ou histórias LGBT. Na mostra Foco, “Objeto misterioso ao meio-dia”, longa-metragem de estreia do cineasta tailandês  Apichatpong Weerasethakul. Na seção de Clássicos, um programa especial de sete curtas-metragens do aclamado animador homossexual escocês-canadense Norman McLaren.  Já na seção Olhar Retrospectivo destaque para a obra de F.W. Murnau, o alemão foi um pioneiro e é considerado um dos melhores cineastas na história da arte cinematográfica.

A mostra também apresenta novas formas de filmografias ao público paranaense e discute o audiovisual com realizadores, críticos e gestores. Cada sessão é chamada de mostra e aborda temas específicos. Com 125 filmes vindos de diferentes partes do mundo, além de Oficinas, Seminário, Encontros de Negócios, Masterclass, festas e Debates, o Olhar de Cinema – FIC ocupa diferentes espaços na cidade de Curitiba, oferecendo ao longo de 9 dias uma ampla, acessível e variada programação.

 
Confira a programação completa aquiOs ingressos podem ser comprados na bilheteria dos cinemas antecipadamente. Este ano os cinemas dos shoppings Novo Batel e Crystal abrigarão as mostras.
Abaixo confira alguns trailers de filmes LGBT:

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS