Arquivo

Malhação exibe beijos gays inéditos em beijaço a favor da diversidade

Redação Lado A 04 de Outubro, 2017 17h18m

COMPARTILHAR

TAGS


A novela teen “Malhação – Viva a Diferença”, exibida ás 17h45min na Rede Globo deu muito o que falar ultimamente nas redes sociais. No dia 29 de setembro, grande parte do elenco principal da trama encenou um beijo gay. 
 
Na cena, adolescentes resolveram fazer uma festa para celebrar a diversidade. Lica, personagem de Manoela Aliperti, propôs que todos se beijassem em sinal de igualdade para com as diferenças sexuais: “Não tem nada mais natural que beijo”, disse antes de dar um selinho em Ellen, personagem de Helaine Vieira. Depois da iniciativa das amigas, o restante do elenco repetiu o beijo com pessoas do mesmo sexo e também entre heterossexuais. 
 
Em 22 anos de existência, a novela Malhação já retratou casais homossexuais em outras edições, mas nunca havia exibido qualquer intimidade homoafetiva na TV aberta. Apesar da apreensão temendo reações negativas do público, a cena foi muito elogiada no Twitter. 
 
A cena já estava no roteiro há pelo menos dois meses, mas foi ao ar num momento muito propício. No dia 18 de setembro, a notícia de que um juíz federal de Brasília autorizou a“Cura Gay” por psicólogos correu o mundo. De acordo com a liminar, psicólogos estariam autorizados a iniciar tratamentos de reversão sexual em pessoas LGBT’s, prática proibida pelo Conselho Federal de Psicologia desde os anos 90. Alguns dias depois da decisão, a cena de Malhação foi ao ar como forma de protesto à intolerância praticada diariamente contra os direitos LGBT. 
 
A novela escrita por Cao Hamburguer, pincela várias situações sobre as quais é urgente discutir. Machismo, LGBTfobia, racismo, gravidez precoce, DST’s , depressão e drogas são alguns dos temas vividos pelas personagens. Não é uma tarefa simples instigar tais assuntos para adolescentes, principalmente dentro do contexto conservador da sociedade atual. Mas é um grande avanço que esses temas estejam em rede nacional enquanto isso, a trama recebe elogios de seu público alvo. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS