Arquivo

Justiça autoriza realização da 5ª parada da Diversidade de Balneário Camboriú neste domingo

Redação Lado A 11 de Novembro, 2017 17h38m

COMPARTILHAR

TAGS


A 5ª Parada da Diversidade de Balneário Camboriú acontece neste domingo, 12 de novembro, após ter enfrentado muitas dificuldades. A Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú permitiu o acontecimento do evento que, em setembro deste ano, teve sua autorização negada pela 6ª Promotoria de Justiça. O argumento para a proibição da 5ª Parada da Diversidade foi o de que o município “não tem interesse” no evento que, ainda segundo as proibições, “não apresenta apelo turístico e econômico para a cidade”. 

A responsável pela autorização, a juíza Adriana Lisboa, argumenta que a decisão parte do princípio de igualdade. Segunda a determinação da justiça, o município não só deve promover o evento como também é necessário que “se abstenha de praticar qualquer ato, através de seus comandados”, que possa interromper ou prejudicar o evento. De acordo com a autorização, a prefeitura fica encarregado de prestar todo o apoio administrativo e de segurança à 5ª Parada da Diversidade de Balneário Camboriú. 

Para a magistrada, a proibição da Parada da Diversidade não é justa, uma vez que o município já sediou e custeou outros eventos. “Há sim tratamento diferenciado do caso, pois não se verifica qualquer proibição de outras manifestações públicas”, disse a juíza. Em setembro, mesmo mês em que foi lançada a suspensão da Parada da Diversidade, ocorreu em Balneário Camboriú o Acampamento Farroupilha, evento que apresentou cavalgada pelas ruas do município. 

 
Não é aprimeira vez que os organizadorees da Parada da Diversidade enfrentam dificuldades para realizar o evento. Desde 2012, tornou-se obrigatório que o evento obtenha autorizações judiciais devido à uma exigência do Ministério Público. Munida de autorização prévia da prefeitura desde março deste ano, a organização foi surpreendida com o recuo da Secretaria de Turismo, um dos órgãos que se opôs ao evento alegando que este “atrapalha o trânsito” e não traz retorno econômico para a cidade. 
 
A 5ª Parada da Diversidade de Balneário Camboriú será orgulhosamente realizada no domingo, dia 12 de novembro de 2017. O tema deste ano é “Não há cura para quem não está doente. Respeite!”, em referência à “cura gay”, liminar concedida por um juíz de Brasilia autorizando psicólogos a tratar a homossexualidade como doença. A concentração começa às 15h, na Barra Sul, localizada na Avenida Central, 88.330. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS