Arquivo

Conheça um pouco da “São Silvestre dos Gays”, corrida LGBT de São Paulo nos anos 1980

Redação Lado A 05 de Janeiro, 2018 00h19m

COMPARTILHAR

TAGS


No dia 1º de janeiro de 2017, a versão gay da São Silvestre completou 30 anos. O evento aconteceu em Higienópolis, São Paulo, na rua da Consolação, e reuniu diversas pessoas da comunidade LGBT na terceira edição da “São Silvestre dos Gays’, no ano de 1988.
 
A competição foi organizada por Darby Daniel, importante personalidade gay da época, muito frequentador das noites paulistanas LGBT.  Nos próximos anos a extinta boate Nostromondo, que funcionou até 2011 na rua da Consolação, foi a principal organizadora de corridas LGBT em São Paulo. 
Plumas e vestimentas coloridas compunham a indumentária dos participantes da corrida.  Doze competidores percorreram pouco menos de 1 km, entre a alameda Santos e a rua Antônio Carlos, próximas ao ponto de encontro na rua da Consolação. 
O bancário Fábio, morador da zona leste de São Paulo, no bairro da Penha, foi o vencedor da corrida. Em segundo lugar, o decorador Gilberto, do Parque Novo Mundo, no Centro. O mordomo Joselito, do bairro Cerqueira Cézar foi quem conquistou o terceiro lugar. 
O cantor e dançarino Márcio Mendes, do grupo musical de 1980 Trio Los Angeles, foi quem apadrinhou o evento e promoveu sua divulgação. A madrinha da corrida foi a atriz Daliléia Ayala, dos filmes “O Rei da Boca”, de 1982 e “O Menino Jornaleiro”, do mesmo ano.  O público LGBT dos anos 1980 de São Paulo também foi aproximado de outros artistas famosos da época e da atualidade, como o apresentador Silvio Santos, que foi apresentado ao grupo pela intervenção do organizador da “São Silvestre dos Gays”, Darby Daniel.  

O evento foi notícia no extinto jornal Notícias Populares e foi relembrado esta semana por matéria especial da Folha. Veja aqui.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS