Androgenética

Dan HaPoZa

Gênero: Programados para dividir por dois e simplificar

“Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus”, o que implica a concepção de que os cérebros de homens e mulheres são programados diferentemente, colocou opiniões contra as outras por décadas — alguns vêem como uma balela sexista enquanto outros vêem como verdade irrefutável. Gina Rippon, uma neurocientista e “negadora de diferenças de gênero” (sim, pessoas chamam ela assim), quem vai palestrar no Festival de Ciência Britânico neste final de semana, acredita que livros como este que causam estas diferenças de gênero percebidas em primeira instância.



Conheça os novos gêneros do Facebook

Recentementem o Facebook lançou a funcionalidade de “Gênero Personalizado”, apenas para usuários do site da língua inglesa, com o intuito de incluir principalmente a comunidade trans*, nao-binários e outros, incluindo 56 opções de gênero além das padrões “Homem” e “Mulher”. Isso me pôs a pensar a possibilidade de isto ser disponibilizado à língua portuguesa, porém as chances são mínimas de isto acontecer em um futuro próximo.
 
A minha motivação para tal afirmação? Português é uma língua misógina e sexista.



Na margem da ambigüidade sexual

É raro encontrar beleza poética em um comunicado de imprensa. Especialmente, quando se está descrevendo o processo durante o desenvolvimento fetal, momentos antes de ocorrer a atribuição de sexo ao feto. Digo apenas - pense sobre: Como será estar na borda deste penhasco biológico? O que acontece se olhares além? O que espera lá do outro lado? Estariam preocupados em cair, esperando para pular, ou felizes vivendo no gume?



9 fatos que provam que conceitos de gênero tradicionais são besteiras

Lembra do tempo que homens eram homens e mulheres eram mulheres? Sabe, quando os mais viris dos homens usavam seus cabelos cacheados e compridos com os seus melhores saltos altos.

Ah, talvez você estava imaginando um conceito ligeiramente diferente do gênero moderno? Considere os brincos. Associados exclusivamente a mulheres por uns 200 anos, os caras recentemente começaram a recuperar o direito de usá-los. "Nas duas últimas décadas homens entraram em contato com o seu pirata interior", disse Valerie Steele, diretora do Museu do Fashion Institute of Technology.




É a monossexualidade inerentemente transfóbica?

O que é uma lésbica ou um homem gay? De forma genérica, uma lésbica é uma mulher com atração por mulheres, e um homem gay é um homem com atração por homens. E obviamente, usamos a palavra “hétero” para significar um homem com atração por mulheres ou uma mulher com atração por homens. Mas é só irmos além da superfície destas definições e geralmente encontramos a traiçoeira e insidiosa transfobia.
 
O que significa ser uma mulher?



50 tons de gay

Seres humanos começam a enquadrar outros em caixas no momento que se avistam - "Aquela pessoa é perigosa?", "Ela é atraente?", "Será um parceiro em potencial?", "Será uma provável oportunidade de networking?". Nós fazemos esta pequena interrogação quando conhecemos pessoas para fazer um sumário mental delas: "Qual o seu nome?", "De onde és?", "Que idade tens?", "O que fazes da vida?".