Cultura

Balneário Camboriú: Clube 2me nega agressão a jovem gay e diz que grupo promovia algazarra

De forma a não se comprometer com o caso do jovem André Barbosa, 22 anos, agredido por dois seguranças do lado de fora do clube “2me music essence” do grupo Green Valley, na Barra Sul, em Balnário Camboriú, na madrugada deste Domingo, a empresa emitiu nota oficial se pronuciando sobre o acontecido, dizendo que não possui preconceitos. A nota diz que o assunto será averiguado mas mostra que a casa não pretende assumir responsabilidade nesse momento.




Livro: 4D Autobiografia de um bissexual

Diego, Diogo, Danniel e Dionízio são parte da mesma pessoa, de Alvez Alves, um rapaz paranaense de origem humilde que se desdobra para sustentar com dignidade a sua família e conviver com seu desejo por outros homens. Cada nome diferente que dá aos seus amantes em banheirões e cinemões é uma faceta de sua maneira de lidar com o mundo, com seus segredos com os quais aprende a conviver. Em meio a amores e tragédias, o final feliz de alguém que lutou contra a marginalidade e a auto rejeição com todas as suas forças.




Livro de brasileiro reúne 100 anos do cinema LGBT

O jornalista paulistano Stevan Lekitsch, 38, já atuou em grandes veículos de comunicação para o público gay brasileiro e hoje trabalha com assessoria de imprensa. Sua paixão pelo cinema o levou a escrever sobre o tema e a se especializar no assunto. é paulistano. Ele acaba de lançar o livro Cine arco-íris - 100 anos de cinema LGBT, pela editora Edições GLS.




Pink Flamingos, o filme mais imundo já feito no mundo

Bizarro. É um dos adjetivos para descrever Pink Flamingos, um filme “cult”, de 1972, do diretor John Waters. O diretor da primeira versão para o cinema de Hairspray e responsável por títulos como Cry Baby (com Johnny Depp), Mãe fora de Série (Kethleen Turner), entre outros, é o responsável por este longa que aborda “a pessoa mais imunda do mundo”. Divine, que também aparece em Hair, entre outros filmes do diretor, é a drag queen estrela de Walters em Pink Flamingos.




Literatura: Livro Triângulo Rosa – Um homossexual no campo de concentração nazista

Em 2008, aos 96 anos, Rudolf Brazda decidiu contar ao mundo os horrores que viveu sob o regime nazista. Filho de pais tchecos e homossexual, Brazda ficou preso em um campo de concentração em Buchenwald de 1942 a 1945, quando foi libertado. Depois, mudou para a França e apenas quando foi visitar o memorial em memória às vítimas do nazismo em Berlim, há três anos, que descobriu que era o último sobrevivente gay do lugar onde havia ficado. Ali nasceu a idéia de escrever a sua história, um relato único e instigante, sobre uma história poucas vezes contada.




Grupo ucraniano Kazaky é a evolução da cultura gay e pop

Arte, estética, moda, dança, música e protesto, tudo reunido. Isso é um resumo do grupo gay ucraniano Kazaky (Cossacks”) que vem chamando atenção pelo mundo pela qualidade de seu trabalho. Oleg, Arthur, Stas e Cyril são as estrelas do grupo, que está elevando a cultura gay e pop para outro nível. A gay boy band é coordenada pelo coreógrafo Oleh Zhezhel e já fez clipes fantásticos com os melhores diretores russos que tem atingido milhões de visualizações no You Tube.




Peça romântica gay Dois de Paus estreia em Porto Alegre

No mês de abril, quem estiver em Porto Alegre poderá conferir a interessante comédia romântica com o sugestivo nome “Dois de Paus”, que conta a vida de dois homens urbanos e afogados em seus deveres profissionais: Júlio é publicitário e Alex, fisioterapeuta e são gays. Eles moram juntos, e levam uma vida normal, com amigos, família e são bem sucedidos em seus trabalhos. O amor dos dois é explorado a mostrar o cotidiano de um casal gay e suas semelhanças com a vida de todo casal.



Guia GLS da Lado A do Festival de Teatro de Curitiba 2011

Entre os dias 29 de março e 10 de abril, Curitiba recebe a 20ª. edição do Festival de Teatro, agora transformado em um evento de multi abordagens que abarca gastronomia, circo, dança, música e humor - agora com o nome de Festival de Curitiba. Conforme elaboramos nos últimos anos, apresentamos o Guia GLS LADO A do Festival de Teatro de Curitiba. Nesta edição, selecionamos 18 peças de estilos e propostas diferenciadas que apresentam como diferencial a abordagem da homossexualidade em múltiplas nuances.




Assista o filme gay teen gaúcho Eu e o Cara da Piscina

O filme “Eu e o cara da piscina", do diretor William Mayer, feito em cinema digital é um belo exemplo de produção local bem sucedida em parceria com uma ONG LGBT. Com atores lindos e história intrigante, o filme tem desfecho interessante e belas imagens.

O projeto foi realizado em parceira com o SOMOS Ponto de Cultura LGBT, como resultado do Prêmio Interações Estéticas do Ministério da Cultura. E é aí que se encontra a maior conquista do projeto: uma história LGBT que foi contada graças a um prêmio não exclusivo para a cultura gay.




Amor gay nos tempos de Jesus é tema do romance O Refúgio, de Mário Méroe

“O Refúgio - A saga da prostituta que cruzou o caminho de Jesus e sua bênção a um amor especial” do escritor brasileiro Dr. Mário de Méroe, jurista e membro da Academia Brasileira de Ciências Sociais e Políticas, é uma grata surpresa para quem gosta de romance e cultura. Misturando histórias bíblicas com um enredo surpreendente, o livro narra a saga de Ester, uma prostituta que cruza o caminho de Jesus Cristo e que tem um irmão gay.




Filme Prayer for Bobby é o novo título cult do cinema gay

Prayer for Bobby ou Orações para Bobby foi feito para a TV e estreou nos EUA na véspera do Oscar 2009 e virou o filme predileto de muitos gays. Intenso, o filme é inspirado em uma história real, já publicada no livro Prayers for Bobby: A Mother´s Coming to Terms with the Suicide of Her Gay Son (Orações para Bobby: Uma mãe se adaptando ao suicídio de seu filho gay), publicado em inglês em 1995.




Autor gay mantém site com livros homoeróticos para download

O escritor Moa Sipriano, de 42 anos, de Indaiatuba, SP, publica na internet há 7 anos seus contos homoeróticos e artigos. Ele criou o que define como “o primeiro site brasileiro com conteúdo informativo e de entretenimento que retrata fielmente os meandros da homossexualidade masculina”. Carregados de homoerotismo, as obras do autor estão disponíveis para download e são bem interessantes.




Conheça o livro “Mesa 27”, romance lésbico escrito por uma gaúcha

Uma jovem que decide fugir de uma desilusão amorosa vai viver em Montreal, Canadá, conhece uma médica casada em um restaurante e se apaixona. É nesse clima de amor platônico que o livro “Mesa 27” desenvolve sua trama. Escrito pela gaúcha de Porto Alegre Adriana Nicolodi, o conto lançado no final de 2009 se converteu em um dos livros com temáticas LGBT mais comentados na região Sul.




Peça “Alguém para chamar de seu” estréia em Curitiba

Curitiba é a primeira cidade do Sul a receber o espetáculo “Alguém para chamar de seu” neste final de semana, com duas apresentações. Com direção de Marcio Macena e jovens talentos no elenco, a peça tem é estrelada por Esperança Pera Motta, filha de Marília Pera, Murilo Cunha e Guilherme Paiva.

A prostituição é abordada em oito cenas com muito humor. Mas isso não impede que o texto, produzido pelos próprios atores, seja profundo. A solidão, a busca pelo desejo e o amor foram pesquisados e são assuntos tratados de forma madura na peça que tem espaço para dois dramas.




Dissertação sobre a prática do bareback da UFSC vira livro

A prática do “bareback”, prática sexual em que não é utilizado preservativo, ganhou a atenção de um mestre em psicologia de Santa Catarina, Paulo Sérgio Rodrigues de Paula, que fez uma dissertação sobre o assunto e que acaba de virar livro. O bareback que teve sua origem nos Estados Unidos, inicialmente como forma de protesto para que o governo se obrigasse a investir em pesquisas para a descoberta de vacinas contra o vírus do HIV e se tornou uma prática muito comum entre a população ocidental de forma inconsequente.




Páginas