Gastronomia

Fondue - Queijo ou Chocolate

Para aqueles dias de frio que o estão ainda por vir, nada melhor que reuniar os amigos em volta da mesa para um bom papo regado a uma taça de vinho e uma boa fondue. Originário da Suíça, o prato foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho.

Panela, ingredientes e palitos na mão, preparamos duas receitas de fondue que você vai adorar!




Tradição no paladar: a história do chá

Os ingleses deram ao chá status de cerimônia: estabelecendo o horário, às cinco horas da tarde, e a idéia de uma pausa entre o almoço e o jantar. Apesar de não ser um produto de origem inglesa, nem ser esse o povo descobridor da bebida, a participação da Inglaterra na história do chá é importante por eles o terem ocidentálizado. Diferentemente dos portugueses e holandeses, que conheceram o chá antes, no século XVI, mas o mantiveram entre a nobreza, os ingleses espalharam a bebida por todo país, por volta do século XVIII.




Caju Saboroso - prato delicioso para o Outono

Neste ano, Brasil e Japão comemoram 100 anos de imigração nipônica no país. São eventos em diversas cidades do Brasil, principalmente com a culinária, que foi adaptada aos gostos tropicais.

Para os dias de friozinho do outono a sugestão do gourmand Juliano Maia é o “Caju Saboro”, preparado pelo restaurante Akira, em Curitba, e que leva salmão grelhado ao molho de cogumelos shitake, ovos, brócolis, e macarrão oriental na receita; servindo até duas pessoas.