Militância

História: 28 de junho de 1969 - Stonewall

Em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, em um bar com freqüência de homossexuais, o Stonewall Inn, a polícia deu uma "batida", conforme fazia de costume. Gays constantemente eram alvo de extorsão e espancamento por parte dos policiais. E não reagiam, por medo de mais violência e preconceito. Considerados doentes mentais e pecadores, eles apenas sobreviviam e se escondiam da sociedade, como insetos noturnos.




Para leitores da Lado A, criminalização da homofobia é prioridade

Em enquete realizada no mês de novembro em nosso site, perguntamos aos nossos leitores, qual lei deveria ser a primeira a ser aprovada no Brasil entre Casamento Gay – que inclui direito a adoção e mudança de estado civil, União Civil – que reconhece uniões do mesmo sexo mas não estende os direitos assegurados aos casados – e a lei que criminaliza a homofobia – tornado crime manifestações de preconceito e violência contra homossexuais.




Militantes gays marcham no Centro de Curitiba contra o preconceito nas Américas

Aproximadamente 300 participantes da V Conferência da ILGA –LAC Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais  da América Latina desfilaram pelo Centro de Curitiba ao meio dia desta sexta-feira. Com palavras de ordem como “Fora homofobia, homofobia fora”, outras mais pesadas, e “Não à discriminação. Atrás de um silicone também bate um coração”, em homenagem às travestis que comemoram o Dia da Visibilidade das Travestis, pois nessa data, em 2004, o Ministério da Saúde lançou a primeira campanha contra o preconceito das Travestis no Brasil.




Heróis: ONG americana cria memorial para gays vítimas da homofobia

Um memorial móvel com fotos e a história de pessoas que morreram por causa de sua sexualidade ou identidade de gênero nos EUA é levado a diversos eventos pelos participantes da organização não governamental Fundação dos Heróis Gays Americanos. A organização criada em 2008 mantém ainda na internet o histórico de seus mártires. O trabalho é mantido com doações, como a campanha “adote um herói”, além de apoio de outras fundações.




Artigo comentado: Gay, negro e invisível


Um artigo publicado esta semana no The Guardian, um dos maiores jornais da Inglaterra, na coluna destinada aos textos dos leitores, este escrito pelo dramaturgo e cineasta Topher Campbell, chama atenção para uma população distinta: os negros homossexuais. O texto recebeu diversas críticas e até xingamentos mas conseguiu despertar a discussão: jovens gays sofrem em dobro com o preconceito.




Documentário Documentário For the Bible tells me so fala do ódio religoso contra homossexuais

Você já ouviu falar no filme “For the Bible tells me so”?, que em tradução livre ficaria “Pois a Bíblia me disse assim”, que ganhou desta que no Festival de Sundance em 2007. O documentário traça a história de cinco famílias católicas e protestantes que tiveram que enfrentar seus próprios preconceitos diante da revelação da homossexualidade de alguns de seus membros.




Lei argentina reconhece direitos patrimoniais em uniões homoafetivas

A lei que dá direitos patrimoniais aos viúvos de parceiros do mesmo sexo passou pela Câmara dos Deputados da Argentina nesta quarta-feira, 27, e agora segue ao Senado. É a primeira lei nacional sobre o assunto na América do Sul. Nesta votação, ela foi aprovada com 132 votos a favor, e apenas três contra, além de três abstenções, ou seja, os deputados preferiram não participar da votação. O projeto de lei n° 79D/08, visa regulamentar a separação de bens e heranças entre pessoas do mesmo sexo e tramita desde dezembro de 2007.




Curitiba ganha Grupo de Pais Homossexuais

As dificuldades de pais e mães homossexuais ganham espaço para discussão em Curitiba, dentro do Grupo Dignidade. Angelita Lima (foto), lésbica, 38 anos, mãe de um menino de 9 anos de idade, é quem organiza a idéia de se criar um local para se discutir as dificuldades na educação dos filhos, melhor abordagem e como contar que os pais são homossexuais. O grupo tem ainda a participação de Marise Felix, do GPH, Grupo de Pais de Homossexuais, que deve ampliar a discussão para os pais de filhos homossexuais.




Grupo Dignidade tem turma de teatro

Todo sábado, das 17h às 20h, na sede da ONG Grupo Dignidade, em Curitiba, estão rolando ensaios teatrais. Dirigido pelos estudantes de Licenciatura em Teatro, Luiz Reikdal, de 36 anos, e Larissa Amaral (21), o grupo é formado por sete atores amadores, além dos diretores, e trabalha com oficinas corporais, vocais, interpretação e dramaturgia.




Eleições 2008 devem trazer mais candidatos gays

2008 será ano de eleições municipais e logo propagandas eleitorais e propostas e mais propostas serão mostradas em todos os cantos. Talvez seja hora da comunidade GLBTS estar mais atenta aos candidatos que trazem em suas pautas assuntos que sejam de nosso interesse, ou mesmo de membros desta comunidade saírem à frente na luta pelo espaço do poder público.




I Conferência GLBT: Lágrimas, luta e esperança

A Conferência Nacional GLBT realizada no último final de semana em Brasília reuniu mais de 500 pessoas e fez história. Lula abriu a Conferência com um discurso emblemático no qual se colocou à disposição do movimento e mais uma vez assumiu o papel de “paizão”, com palavras de compreensão e conselhos à população.




Páginas