Arquivo

A importância do Boletim de Ocorrência

Redação Lado A 02 de Novembro, 2005 05h06m

COMPARTILHAR


Muitas vezes criticamos o governo mas esquecemos de exercer nossas obrigações para que o Estado funcione. Falo isso porque sempre reclamamos de que o Estado não nos atende direito mas nunca fazemos nada para mudar. O Boletim de Ocorrência (B.O.) é uma forma de pressionar quem está no poder.

Se você foi vítima de violência ou preconceito, denuncie. O primeiro passo deve ser sempre o B.O.! Se foi desrespeitado por um policial, procure a ouvidoria da polícia. Se era um funcionário público, procure o ministério público. Nos demais casos vá até a delegacia da polícia civil mais próxima e registre.

Quando deixamos de registrar uma ocorrência, mesmo boba, não registramos a realidade e passamos despercebidos pelas instâncias governamentais. É verdade que registrar uma queixa geralmente demora. Nas duas vezes que precisei, gastei mais de três horas, em cada uma. Em alguns estados brasileiros as pessoas podem fazer pré-registros pela internet. É uma forma de agilizar o atendimento e registrar a realidade, fica aqui a sugestão.

Não se intimide! Abaixar a cabeça para o preconceito, seja por vergonha, preguiça ou medo, apenas fortalece o sistema que nos exclui.

É através das ocorrências que são estipuladas as ações, as verbas, se não existem registro, é como se estivesse tudo funcionado. Reclame sempre que estiver insatisfeito, protocole, e cobre os seus direitos.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS