Arquivo importado

Pop cria maker de filmes com cenas gays

Redação Lado A 07 de Novembro, 2006 00h46m

COMPARTILHAR


Recriando uma campanha feita pela marca de refrigerantes Fanta, na Índia, o provedor de internet Pop criou uma campanha chamada Pop Movies.


Através do browser do computador, o usuário da internet pode personalizar sua história pondo legendas em pequenos vídeos disponíveis no site do próprio provedor. Pelo menos três destes vídeos retratam homossexuais. São os vídeos “Traveco”, “Susto” e “Boiola”.


Um dos vídeos que o internauta pode “editar” se chama “Traveco”. Nele, um homem fala ao telefone, quando uma mulher passa por ele. Após assediar a moça com um assobio, esta se vira e revela ser uma travesti (bem feia e estereotipada). O rapaz sai correndo e a travesti corre atrás do moço.


Em outro filme para ser editado, chamado “Susto”, uma travesti se dirige a um carro, supostamente para pegar uma carona. O motorista, ao ver que se trata de uma travesti, sai correndo desesperadamente.


No vídeo com nome de “Boiola”, dois rapazes conversam quando uma menina chega e os interrompe, em seguida, um some em um toque de mágica da cena, enquanto o outro sai resmungando.


Apesar de parecer inofensivo, os vídeos, pelo menos os que retratam as travestis, são insensíveis ao coloca-las como alvo de chacota ou mostrar as pessoas tendo pânico delas. No caso dos gays, nada pode ser insinuado, pelo menos como culpa do provedor. Mas o fato da internet ser foco de disseminação do preconceito e o anonimato que confere aos autores das histórias, não é difícil encontrar paródias ou vídeos homofóbicos, com conteúdo ofensivo aos homossexuais. Deste ponto de vista, o Pop Movies é um grande incentivador do preconceito.

Para criar ou ver os filmes, acesse: www.pop.com.br/popmovies

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS