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Começa oficialmente a corrida pelo Oscar 2007

Redação Lado A 24 de Janeiro, 2007 13h16m

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Faça cinema, não faça guerra
Em tempos de Guerra, os norte-americanos estão mais suscetíveis a mostrar o lado emocional e a empunhar o seu patriotismo. E, neste Oscar, os filmes “Cartas de Iwo Jima” e “Em busca da Honra”, ambos dirigidos por Clint Eastwood, não devem passar despercebidos. Somados os dois filmes, foram apenas seis indicações ao prêmio da Academia, mas será o suficiente para recriar a tensão que vem do Iraque em plena Hollywood.


Embora muitos apostem na tendência light do Oscar 2007, com filmes como “Miss Sunshine”, “Carros” e “O Diabo Veste Prada”, para esfriar o clima pesado. Mais uma vez, o Oscar terá caráter político, como no ano passado. Em 2006, filmes de alto impacto sobre os homossexuais foram levados ao tapete vermelho, destaque para “Capote”, “O segredo de Brokeback Mountain” e “Transamérica”. Mas, no final, ganhou “Crash”, como melhor filme. Os republicanos deixaram claro que os gays não teriam tréguas na política, e assim foi, um ano pavoroso para os gays norte-americanos.


Este ano, a mensagem a ser votada em Hollywood é a guerra. Assunto em voga nos país em razão das constantes mortes de soldados americanos no Iraque e dos desastres de Bush em conduzir a ocupação. Dois filmes sobre o mesmo episódio do combate entre os EUA e o Japão na ilha japonesa de Iwo Jima, que fica há pouco mais de 1 km de Tóquio e era a principal defesa nipônica para ataques na segunda guerra vindos pelo Pacífico, devem fazer barulho. Em ambas as narrações, dirigidas pelo mesmo diretor, são contadas as histórias desta batalha na versão dos dois lados envolvidos. Nas indicações, o lado japonês (“Cartas a Iwo Jima”) vai concorrer ao prêmio de melhor filme e melhor direção, enquanto o filme narrando o lado americano (“Em Busca da Honra”) levou apenas duas indicações para prêmios técnicos de som.


O mais indicado do ano foi o filme “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”, com oito indicações, baseado em um musical da Broadway que mostra a história de um trio de cantoras negra que chega ao estrelato nos anos 60. O filme tem fortes doses de drama e de música, mas não concorre ao título de melhor filme do ano. Com sete possibilidades de prêmio, inclusive de melhor filme, vem “Babel” – sobre um ônibus de turistas americanos alvejado na região montanhosa do Marrocos.


Meu primeiro Oscar
Quem deve finalmente ganhar o seu primeiro Oscar, como melhor ator, é Leonardo DiCaprio, 32, que este ano atou muito bem duas produções “Os infiltrados” – sobre um policial infiltrado na máfia irlandesa – e  “Diamante de Sangue”, que lhe rendeu a indicação, este sobre o drama de um pai procurando seu filho durante a guerra civil de Serra Leoa. Na produção, DiCaprio interpreta um mercenário contrabandista de diamantes.


Cadê o Almodóvar?
Eleito como melhor diretor europeu em 2007 pela Academia Européia de Cinema, o gay espanhol Pedro Almodóvar ficou de fora da disputa com o filme “Volver”, que concorre apenas com Penélope Cruz ao título de melhor atriz.


Brasil de fora da disputa
A categoria Melhor Filme Estrangeiro teve suas regras alteradas este ano. Uma pré-lista foi elaborada por um comitê da Academia indicou os nove pré-selecionados entre 61 filmes indicados por seus países. Um outro grupo decidiu os cinco indicados finais. Não apenas “Volver” ficou de fora, mas a película “A Maldição da Flor Dourada”, representante oficial da China, dirigida por Zhang Yimou, de “O Clã das Adagas Voadoras”, também não concorrerá. Um novo critério, de que o filme tenha obrigatoriamente sido distribuído nos Estados Unidos, está causando indignação dos amantes do cinema. Outra exigência seria que a língua falada no filme seja a língua oficial do país. Com isso, Hollywood deixa de avaliar a qualidade das películas e passa a exigir o impossível: que filmes estrangeiros se americanizem – ou seja, sirvam o mercado e não a arte. O Brasil concorria com “Cinema, Aspirinas e Urubus” que não foi pré-selecionado.



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Lista de indicados ao Oscar 2007:


Melhor filme
“Babel”
“Os Infiltrados”
“Cartas de Iwo Jima”
“Pequena Miss Sunshine”
“A Rainha”


Melhor diretor
“Babel” (Alejandro González Iñárritu)
“Os Infiltrados” (Martin Scorsese)
“Cartas de Iwo Jima” (Clint Eastwood)
“A Rainha” (Stephen Frears)
“Vôo 93” (Paul Greengrass)


Melhor ator
Leonardo DiCaprio (“Diamante de Sangue”)
Ryan Gosling (“Half Nelson”)
Peter O´Toole (“Venus”)
Will Smith (“À Procura da Felicidade”)
Forest Whitaker (“O Último Rei da Escócia”)


Melhor atriz
Penélope Cruz (“Volver”)
Judi Dench (“Notas sobre um Escândalo”)
Helen Mirren (“A Rainha”)
Meryl Streep (“O Diabo Veste Prada”)
Kate Winslet (“Pecados Íntimos”)


Melhor ator coadjuvante
Alan Arkin (“Pequena Miss Sunshine”)
Jackie Earle Haley (“Pecados Íntimos”)
Djimon Hounsou (“Diamante de Sangue”)
Eddie Murphy (“Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”)
Mark Wahlberg (“Os Infiltrados”)


Melhor atriz coadjuvante
Adriana Barraza (“Babel”)
Cate Blanchett (“Notas sobre um Escândalo”)
Abigail Breslin (“Pequena Miss Sunshine”)
Jennifer Hudson (“Dreamgirls – Em Busca de um Sonho”)
Rinko Kikuchi (“Babel”)


Melhor roteiro original
“Babel” (Guillermo Arriaga)
“Cartas de Iwo Jima” (roteiro de Iris Yamashita; argumento de Iris Yamashita e Paul Haggis)
“Pequena Miss Sunshine” (Michael Arndt)
“O Labirinto do Fauno” (Guillermo del Toro)
“A Rainha” (Peter Morgan)


Melhor roteiro adaptado
“Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América” (roteiro de Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Peter Baynham e Dan Mazer; argumento de Sacha Baron Cohen, Peter Baynham, Anthony Hines e Todd Phillips)
“Filhos da Esperança” (Alfonso Cuarón, Timothy J. Sexton, David Arata, Mark Fergus e Hawk Ostby)
“Os Infiltrados” (William Monahan)
“Pecados Íntimos” (Todd Field e Tom Perrotta)
“Notas sobre um Escândalo” (Patrick Marber)


Melhor fotografia
“A Dália Negra” (Vilmos Zsigmond)
“Filhos da Esperança” (Emmanuel Lubezki)
“O Ilusionista” (Dick Pope)
“O Labirinto do Fauno” (Guillermo Navarro)
“O Grande Truque” (Wally Pfister)


Melhor edição
“Babel” (Stephen Mirrione e Douglas Crise)
“Diamante de Sangue” (Steven Rosenblum)
“Filhos da Esperança” (Alex Rodríguez e Alfonso Cuarón)
“Os Infiltrados” (Thelma Schoonmaker)
“Vôo 93” (Clare Douglas, Christopher Rouse e Richard Pearson)


Melhor direção de arte
“Dreamgirls” (Direção de arte: John Myhre/ Set: Nancy Haigh)
“O Bom Pastor” (Direção de arte: Jeannine Oppewall/ Set: Gretchen Rau e Leslie E. Rollins)
“O Labirinto do Fauno” (Direção de arte: Eugenio Caballero/ Set: Pilar Revuelta)
“Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (Direção de arte: Rick Heinrichs/ Set: Cheryl A. Carasik)
“O Grande Truque” (Direção de arte: Nathan Crowley/ Set: Julie Ochipinti)


Melhor figurino
“A Maldição da Flor Dourada” (Yee Chung Man)
“O Diabo Veste Prada” (Patricia Field)
“Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (Sharen Davis)
“Maria Antonieta” (Milena Canonero)
“A Rainha” (Consolata Boyle)


Melhor trilha sonora
“Babel” (Gustavo Santaolalla)
“The Good German” (Thomas Newman)
“Notas sobre um Escândalo” (Philip Glass)
“O Labirinto do Fauno” (Javier Navarrete)
“A Rainha” (Alexandre Desplat)


Melhor canção
“I Need to Wake Up”, de “Uma Verdade Inconveniente” (Melissa Etheridge)
“Listen”, de “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (música de Henry Krieger e Scott Cutler, letra de Anne Preven)
“Love You I Do”, de “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (música de Henry Krieger, letra de Siedah Garrett)
“Our Town”, de “Carros” (Randy Newman)
“Patience”, de “Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (música de Henry Krieger, letra de Willie Reale)


Melhor maquiagem
“Apocalypto” (Aldo Signoretti e Vittorio Sodano)
“Click” (Kazuhiro Tsuji e Bill Corso)
“O Labirinto do Fauno” (David Marti e Montse Ribe)


Melhor edição de som
“Apocalypto” (Sean McCormack e Kami Asgar)
“Diamante de Sangue” (Lon Bender)
“A Conquista da Honra” (Alan Robert Murray e Bub Asman)
“Cartas de Iwo Jima” (Alan Robert Murray)
“Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (Christopher Boyes e George Watters 2º)


Melhor mixagem de som
“Apocalypto” (Kevin O´Connell, Greg P. Russell e Fernando Camara)
“Diamante de Sangue” (Andy Nelson, Anna Behlmer e Ivan Sharrock)
“Dreamgirls – Em Busca de um Sonho” (Michael Minkler, Bob Beemer e Willie Burton)
“A Conquista da Honra” (John Reitz, Dave Campbell, Gregg Rudloff e Walt Martin)
“Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (Paul Massey, Christopher Boyes and Lee Orloff)


Melhor efeito especial
“Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (John Knoll, Hal Hickel, Charles Gibson e Allen Hall)
“Poseidon” (Boyd Shermis, Kim Libreri, Chaz Jarrett e John Frazier)
“Superman Returns” (Mark Stetson, Neil Corbould, Richard R. Hoover e Jon Thum)


Melhor animação
“Carros”, de John Lasseter
“Happy Feet – O Pingüim”, de George Miller
“A Casa Monstro”, de Gil Kenan


Melhor filme estrangeiro
“After the Wedding” (Dinamarca)
“Dias de Glória” (Argélia)
“The Lives of Others” (Alemanha)
“O Labirinto do Fauno” (México)
“Water” (Canadá)


Melhor documentário em longa-metragem
“Deliver Us from Evil”
“Uma Verdade Inconveniente”
“Iraq in Fragments”
“Jesus Camp”
“My Country, My Country”


Melhor documentário em curta-metragem
“The Blood of Yingzhou District”
“Recycled Life”
“Rehearsing a Dream”
“Two Hands”


Melhor animação em curta-metragem
“The Danish Poet” (Torill Kove)
“Lifted” (Gary Rydstrom)
“The Little Matchgirl” (Roger Allers e Don Hahn)
“Maestro” (Geza M. Toth)
“No Time for Nuts” (Chris Renaud e Michael Thurmeier)


Melhor curta-metragem
“Binta and the Great Idea (Binta Y La Gran Idea)” (Javier Fesser e Luis Manso)
“Éramos Pocos (One Too Many)” (Borja Cobeaga)
“Helmer & Son” (Soren Pilmark e Kim Magnusson)
“The Saviour” (Peter Templeman e Stuart Parkyn)
“West Bank Story” (Ari Sandel)

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

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