Marriage ou apenas Wedding?

Redação Lado A 24 de Maio, 2007 20h21m

COMPARTILHAR


Bem, aqui estou para discutir um assunto importante. Apenas importante: o casamento. É muito comum, para pessoas de línguas latinas, confundirem as palavras da língua inglesa marriage (casamento) e wedding (casório), mas estas duas palavras expressam muito bem o significado disto tudo. Wedding se refere apenas a cerimônia, o dia. A parte “boa”. Já Marriage é a vida em comum, cooperação, criar algo juntos, ter uma família, enfim.


Mas não é bem desta forma que as coisas têm acontecido…
Não só na cultura latina mas também na asiática e na africana, todas as sociedades parecem estar enfrentando a mesma confusão. Mas não em relação à língua, mas ao significado destas palavras em suas vidas.


Wedding é bem simples de se explicar. Colocamos todos os nossos amigos e parentes juntos e anunciamos que viveremos com outra pessoa eternamente, seja lá o que eternamente possa significar. Religiosamente para uns e informal para outros. Uma grande festa ou um simples “get together”, isto é, uma reuniãozinha, na praia, com todos em volta de uma fogueira, cantando e comentando sobre a vida dos pombinhos quando solteiros. Isto é um “wedding”. Um evento feliz para o começo de uma vida feliz.


Mas, então, aí vem o “marriage”. A vida em comum. Dividindo sonhos, a cama, o banheiro. Toalhas no chão, cabelo na pia, horas no banheiro, mau humor pela manhã, ronco à noite,  futebol na TV, TPM, sogra, nenhum momento sozinho, só uma pessoa para transar até que a morte os separe  (bem, isto é o esperado…), respeito, fidelidade, apoio, carinho, cigarro, charuto, amigos bebendo na sua casa enquanto você está viajando, jogo de futebol, choro, risos, filhos, responsabilidades, irresponsabilidades, falta de dinheiro, muito dinheiro, traição, ciúmes, insegurança, sempre ter que se depilar, mesmo no inverno,            problemas familiares (não da sua família, mas da dele ou dela…).


A questão é que todos procuram o bendito do casamento, por mais que não assumam sua procura, dizendo que estão “susse”, mas a questão é que ninguém quer ficar sozinho. Mas o quanto as pessoas têm se preocupado com o significado destas duas palavras?
Bem, então, o que parece mais atraente wedding ou marriage?

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS